terça-feira, 21 de junho de 2011

RELAÇÃO ENTRE MITO E COTIDIANO


Segundo CHAUI, mito é uma narrativa sobre a origem de alguma coisa, ou seja, a explicação de como alguma coisa surgiu. O mito também é tido como uma forma de comunicação humana, e é relacionado à linguagem e a vida cotidiana, sendo que cada comunidade cria seus próprios mitos.
Nos dias hodiernos, utilizamos o mito para que através das coisas do passado, possa entender o presente. O mito proporciona ao homem moderno, o cotidiano que não havia no homem primitivo.O mito resgatado do homem moderno, não é tão próximo da realidade como se mostrava no home primitivo, ou seja, há uma fuga da realidade,a exemplo disso temos os super-heróis de desenhos animados e filmes, que assumem o papel de defensores do bem e da justiça,fazendo-se protetores de nossa imaginação. O mito é forte influenciador da sociedade e de seu cotidiano, pois é inconsciente coletivo de um povo, encarnando valores coletivos almejados por uma sociedade. Outro exemplo forte da importância do mito no cotidiano, são os textos bíblicos, com valores seguidos por muitos no seu cotidiano.
 A pesar das grandes diferenças educacionais e culturais que separam a sociedade, não se pode ignorar o ponto de encontro existente entre elas, pois a educação constrói um caminho cultural no sentido de valores, atitudes, normas, representações e linguagem, cuja função é reproduzir o sistema social.
Sob o ponto de vista pedagógico, onde houver interação entre sujeitos, haverá a reprodução do saber, neste contexto fica claro que a educação sofreu modificações no decorrer de seu processo histórico, ou seja, a educação não é um processo intocável que estagna, ela sofre efeitos ideológicos por estar fortemente ligada a ações políticas e sociais. Sendo assim, fica claro no filme as mudanças no processo histórico da educação.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 13° Ed. São Paulo: Ática, 2006.
      OLIVEIRA, Manoel de. O filme falado. Portugal, 2003.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário