quinta-feira, 23 de junho de 2011

HISTÓRICO DA GLOBALIZAÇÃO NO MUNDO




Impossível tratar de globalização sem mencionar o capitalismo.
O capitalismo surgiu a partir da crise feudal, com o desenvolvimento do comércio, que se formou, aos poucos, nos períodos finais da Idade Média, dominando, posteriormente, a Europa Ocidental. Mas o capitalismo estabeleceu-se permanentemente após a Revolução Industrial na Inglaterra.
A principal conseqüência do capitalismo foi o intenso processo de concentração e centralização de capital, facilitando, assim, que várias empresas surgissem, crescessem e ganhassem consolidação no mercado rapidamente. Com isso, acarretou grande número de concorrentes, que, para continuar no mercado e garantir seus lucros, não viam alternativa a não ser unir uma empresa à outra e tornar-se mais forte no mercado, a ponto de “derrubar” seus concorrentes. Essas fusões e incorporações resultaram em monopolização e oligopolização de muitos setores da economia.
Porém, a consolidação capitalista só ocorreu após a Primeira Guerra Mundial, quando as empresas tornaram-se mais poderosas e influentes, acentuando a internacionalização dos capitais.
Os Estados Unidos foi o país em que o capitalismo consolidou rapidamente, resultando em um grande e rigoroso mercado de capitais, e até os dias atuais, é a principal potência capitalista do mundo.
A mundialização da economia capitalista resultou em um período de profundas transformações econômicas, na qual o mundo iria passar a partir dos anos 80, ou seja, o processo atual de globalização.
Globalização é um processo de crescimento econômico, com caráter individualista e moldado pelos valores, possuindo como foco central o capitalismo.
A globalização é considerada como a fase avançada do capitalismo, e conceituada como a integração de diferentes países nos setores econômico, social e político, com o intuito de atender o capitalismo e buscar novos mercados, estreitando relações comerciais entre países, tendo em vista que as multinacionais desenvolvam atividades em diferentes territórios.
Atualmente, as principais marcas famosas e globalizadas, tidas como exemplo vivo do capitalismo são: MCDonald’s, Microsoft, Havaianas, AmBev, Google, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário