sexta-feira, 4 de junho de 2010

MAXIMIZAÇÃO DE LUCROS


1. FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA MATEMÁTICA

A Matemática Financeira possui diversas aplicações no atual sistema econômico, algumas situações estão presentes no nosso cotidiano, como financiamentos de casas e carros, realizações de empréstimos, compras a crediário ou com cartão de crédito, aplicações financeiras, investimentos em bolsas de valores, entre outras situações. Todas as movimentações financeiras são baseadas na estipulação prévia de taxas de juros. Ao realizarmos um empréstimo, a forma de pagamento é feita através de prestações mensais acrescidas de juros, isto é, o valor de quitação do empréstimo é superior ao valor inicial do empréstimo, a essa diferença damos o nome de juros.

2. MAXIMIZAÇÃO DE LUCROS

2.1 RECEITA
São acréscimos bruto de ativos que são obtidos sem a ampliação das dívidas ou do Capital da empresa. Receitas correspondem a acréscimo ao Patrimônio Liquido e resultam da venda de produtos, bens ou serviços pela empresa.

2.1.1 RECEITA BRUTA

É decorrente das atividades-fim da organização, isto é, das atividades para as quais a empresa foi constituída, o “faturamento” da empresa. Entretanto, para fins tributários, no Brasil, a Receita Bruta tem diferentes composições. Como exemplo, considera-se receita bruta, para fins de aplicação do Simples Nacional, o produto da venda de bens e serviços nas operações de conta própria, o preço dos serviços prestados e o resultado nas operações em conta alheia (comissões recebidas), não incluídas as vendas canceladas e os descontos incondicionais concedidos. (§ 1º do artigo 3º, Lei Geral) Assim, temos:
• Para fins de enquadramento como Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, deve ser considerada a receita bruta em cada ano-calendário.
• Para fins de determinação da alíquota, deve-se considerar a receita bruta total acumulada nos 12 meses anteriores ao do período de apuração

2.1.2 RECEITA LÍQUIDA DE VENDAS E SERVIÇOS

Receita líquida de vendas e serviços é a receita bruta diminuída:
a) das devoluções e vendas canceladas;
b) dos descontos concedidos incondicionalmente;
c) dos impostos e contribuições incidentes sobre vendas.


2.2 CUSTOS

Quantia que a empresa paga pela venda de sua produção e pela compra de insumos usados na produção, ou seja, a empresa gasta para adquirir insumos (farinha, açúcar, trabalhadores, etc).
São medidas monetárias resultantes da aplicação de bens e serviços na produção de outros bens e serviços durante o processo de fabricação.
Observa-se que o custo está ligado diretamente ao processo produtivo, sendo que qualquer gasto não relacionado à produção não é considerado custo. Custo e despesa distinguem-se pela sua natureza, e forma como será colocado o recurso e a finalidade proposta. Custos Diretos: são os custos suscetíveis de serem identificados com os bens ou serviços resultantes, ou seja, têm parcelas definidas apropriadas a cada unidade ou lote produzidos. Geralmente são representados por mão de obra direta e pelas matérias primas. Custos Indiretos: todos os outros custos que dependem da adoção de algum critério para sua atribuição à produção. Custos Variáveis: são custos que, em bases unitárias possuem um valor que não se altera com quantidades produzidas, porém, os valores totais variam em relação direta com a variação das quantidades produzidas. Custos Fixos: são custos que, embora tenham um valor total que não se altera com a variação da quantidade de bens ou serviços produzidos, seu valor unitário se altera de forma inversamente proporcional à alteração da quantidade produzida.

Custos menos usados:
Custos Funcionais: são os custos identificados com as diferentes funções da empresa e se originam da utilização de Custeio por Responsabilidade. São só custos demonstrados após o Lucro Bruto Operacional na Demonstração de Resultados. Custos Comuns: são os custos originados em dois ou mais departamentos ou fases de produção onde nãos e pode determinar qual parcela do custo corresponde exatamente a cada departamento ou fase de produção. Custos Imputados: são custos não revelados pela Demonstração Contábil uma vez que não são registrados pela Contabilidade, por serem assumidos em decorrência de medida de valor do uso de determinado recurso e não representam desembolso de caixa. São custos constantes de estudos comparativos destinados à tomada de decisão ou de planejamento de projetos. Custos Próprios: abarcam as definições de custos diretos e de custos indiretos. Custos Estimados: são custos predeterminados destinados a solucionar problemas de controle e planejamento ou situações especiais. Custo-padrão: são custos predeterminados, porém, diferentemente dos custos estimados, são calculados com base em parâmetros operacionais, e utilizados em operações repetitivas de produção, onde não compensaria calcular o custo individual de cada repetição. Custo Primário: representado pela soma do custo de mão de obra direta e de material direto ou matéria-prima.


2.3 LUCROS

O montante que a empresa recebe pela venda de seus produtos.
Lucro operacional
Será considerado como lucro operacional o resultado das atividades, principais ou acessórias, que constituam objeto da pessoa jurídica.
A escrituração do contribuinte cujas atividades compreendam a venda de bens ou serviços deve discriminar o lucro bruto, as despesas operacionais e os demais resultados operacionais.
Normativo: RIR/1999, art. 277.

Lucro bruto
Será classificado como lucro bruto o resultado da atividade de venda de bens ou serviços que constitua objeto da pessoa jurídica.
O lucro bruto corresponderá à diferença entre a receita líquida das vendas e serviços e o custo dos bens e serviços vendidos.
Normativo: RIR/1999, art. 278.


3. EMPRESA TELEMAR PARTICIPAÇÕES S/A

3.1 HISTÓRICO

Controle Acionário da Brasil Telecom
O ano de 2009 foi um período ao mesmo tempo emblemático e extremamente desafiador para a Companhia. Apos a aquisição do controle da Brasil Telecom, no inicio de janeiro, o ano terminou com o processo de integração operacional com a Telemar Norte Leste praticamente concluído. Esta operação representa um dos mais importantes movimentos estratégicos do grupo Oi, controlado pela Companhia, desde a privatização não apenas por sua magnitude, mas, principalmente, pelo que significa para indústria de telecomunicações e para o Brasil, como um todo.
A criação da maior empresa integrada de telecomunicações do Brasil, controlada por acionistas genuinamente brasileiros, gerenciada por uma única administração, oferecendo ampla gama de serviço bob uma mesma marca "Oi" e em todo o território nacional, é por si só uma realização de grande dimensão.
Diversas etapas do processo de integração societária entre empresas foram concluídas em 2009 destacando- se ( i ) a realização das OPAs - Ofertas Publicas de compra de Ações; ( ii ) a incorporação de sociedade intermediárias, simplificando parcialmente a estrutura societária existente; e ( ii ) a incorporação da Brasil Telecom Participações por sua controlada, a Brasil Telecom. Remanesce apenas a ultima etapa, qual seja, a incorporação da Coari Participações- controladora da Brasil Telecom- a Telemar Norte Leste prevista para ser realizada em 2010.

Desempenho Operacional da Tele Norte Leste Participações S/A ("TNL") e Controladas

As empresas controladas pela Tele Norte Leste ( "empresas Oi") encerram 2009 com 21.293 mil em serviços fixo ("Oi Fixo"), 36.112 mil clientes de telefonia móvel ("Oi Móvel", 4.211mil acessos à internet em banda larga fixa ("Oi Velox") e 234 mil usuários de vídeo ("Oi TV"), incluindo acessos via tecnologia cabo e DTH ( lançado em outubro), totalizando 61.850 mil Unidades Geradoras de Receitas (UGRs).
Em 2009 a Oi registrou crescimento de 5907 mil URG's, ou + 10,6% frente a 2008 influenciado principalmente pelas adições líquidas da telefonia móvel, dos serviços de banda larga e de vídeos.


TELEMAR PARTICIPACOES S.A.


Grupo 08 - Demonstração do Resultado Consolidado - 01 - Demonstração do Resultado

Código da Conta Descrição da Conta 01/01/2009 a 31/12/2009 01/01/2008 a 31/12/2008 01/01/2007 a 31/12/2007
3.03 Receita Líquida de Vendas e/ou Serviços 29.881.462 18.735.910 18.177.459
3.04 Custo de Bens e/ou Serviços Vendidos (17.215.657) (9.668.444) (10.321.378)
3.05 Resultado Bruto 12.665.805 9.067.466 7.856.081
3.15 Lucro/Prejuízo do Período -266,051 -7,257 306,519
3.03 / 2008 (187535910 - 18177459) x 100 = 3,07%
18177459
3.03 / 2009 29881462 - 18735910 x 100 = 11145552 x 100 = 59,49%
18735910 18735910
3.04 / 2008 9668444 - 10321378 x 100 = -6,34%
10321378
3.04 / 2009 (17215657 – 9668444) x 100 = 78,06%
9668444
3.05 / 2008 9067466 – 7856081 x 100 = 1211385 x 100 = 0,15419711 x 100 = 15,42%
7856081 7856081
3.05 / 2009 12665805 - 9067466 x 100 = 3598339 = 0,39684064 x 100 = 39,68%
9067466 9067466



3.2 ANÁLISE

• Telemar empresa de telecomunicações obteve no ano de 2007- 2008 um crescimento de 3,07% na base de lucro. Em 2008- 2009 o crescimento passou para 59,48%.

• O custo de Bens e/ou Serviços em 2007- 2008, foi negativo -6,32%. E em 2008- 2009 foi ainda maior -78%.

• Obtendo como Resultado Bruto de 2007- 2008 15,42%. E melhorando em 2008- 2009 para 39,68%.

• Apesar de Conquistar bons Resultados a empresa decretou Prejuízo no ano de 2007- 2008 de -102,3% e em 2008-2009 de -3,56%.


4. EMPRESA EMBRATEL PARTICIPAÇÕES S/A

4.1 HISTÓRICO

A Embrapa é uma holding controladora, cujos principais investimento são as participações, diretas e indiretas, em: Empresas Brasileiras de Telecomunicações S.A- ("Embratel"), Primesys Soluções Empresarias S.A ("Primesys"), Star One S.A("Star One").Embratel TVsat Telecomunicações Ltda. ("Via Embratel"), Brasil Center Comunicações Ltda. ("Brasil Center").

A Embrapa tem participação minoritária, direta e indireta, através da Embratel e da GB Empreendimentos e Participações S.A. - GB, na Net Serviços de Comunicação S.A. ("NET"), operadora de TV por assinatura e banda larga.

A força da marca Embratel foi construída em 44 anos de atuação entre os brasileiros. Criada em 1965, a empresa incorporou o satélite às comunicações do país em 1969, promovendo a base tecnológica para a formação de redes nacionais de televisão. Lançou o Discagem Direta à Distancia (DDD) e uma sucessão de inovações indispensáveis ao desenvolvimento, como Rede Nacional de Telex, a Discagem Direta Internacional (DDI) e a Rede Nacional de Comunicação de Dados por Comutação de Pacotes (Renpac)- um salto para o mercado corporativo. Nos anos 90, introduziu Internet no Brasil.
Ao vencer o desafio de dotar o Brasil de uma infra estrutura de telecomunicações, a Companhia tornou- se presente em todo o território nacional. Graças à sofisticada rede de satélites, transportes terrestre de sinais (rádio e fibra óptica) e serviços, a empresa é reconhecida pela tecnologia de ponta, qualidade dos produtos e capacidade de relacionamento com clientes. Esses atributos reforçam a sua competitividade ante as transformações profundas no setor, motivadas por um novo modelo de telecomunicações, pela privatização e pela internacionalização do mercado.
Nesse cenário concorrencial, a Embratel avança na convergência de serviços e na adoção da tecnologia IP (Internet protocol), fiel à sua trajetória de inovação continua. Para os clientes corporativos, desenvolve soluções convergentes de telefonia e dados em redes IP; para as residências, oferece a alternativa Triple Play- telefonia, internet banda larga e televisão por assinatura.O avanço da empresa no mundo IP vai ao encontro de um fator- chave no futuro das comunicações: a oferta de banda para convergência de voz, dados, vídeos e outros serviços multimídia.
Setor de Telecomunicações
Entre as inovações da telefonia fixa que começaram a vigorar em 2009, destacam- se: Portabilidade Numérica, Revisão da Norma para Cálculos do IST, Acompanhamento e Controle das Obrigações de Universalização do STFC, Nova Licença de SCM, Contratos de Concessão, PGMQ (Plano Geral de Metas de Qualidade) e PGMU (Plano Geral de Metas de Universalização).

Serviços:
A Embratel oferece um portfólio completo de soluções de telecomunicação em todo o mercado brasileiro, incluindo telefonia local, longa distancia nacional e internacional, transmissão de dados, vídeos e internet, além de assegurar atendimento em qualquer ponto do território nacional por meio de soluções via satélite. Dentre esses serviços destacamos: Redes Multiservicos, Redes Administradas e Outsourcing; Internet e Valor adicionado; Internet Residencial; Telefonia Avançada; Telefonia Básica de Longa Distancia; Telefonia Local; TV por Assinatura DTH e Outros serviços.

EMBRATEL PARTICIPACOES S.A.

Grupo 08 - Demonstração do Resultado Consolidado - 01 - Demonstração do Resultado

Código da Conta Descrição da Conta 01/01/2009 a 31/12/2009 01/01/2008 a 31/12/2008 01/01/2007 a 31/12/2007

3.03 Receita Líquida de Vendas e/ou Serviços 10.601.977 9.777.306 8.624.753
3.04 Custo de Bens e/ou Serviços Vendidos -7.031.988 -6.376.961 -5.563.038
3.05 Resultado Bruto 3.569.989 3.400.345 3.061.715
3.15 Lucro/Prejuízo do Período 1.292.709 612.703 789.367
3.03 / 2008 9777306 - 8624753 x 100 = 1152553 x 100 = 0,13363316 x 100 = 13,36%
8624753 8.624.753
3.03 / 2009 10601977 - 9777306 x 100 = 824671 x 100 = 0,08434542 x 100 = 8,43%
9777306 9.777.306
3.04 / 2008 (6376961 - 5563038) x 100 = (813923) x 100 = 0,14630909 x 100 = -14,63%
5563038 5563038
3.04 / 2009 (7031988 - 6376961) x 100 = (655027) x 100 = 0,10271774 x 100 = -10,27%
6376961 6.376.961
3.05 / 2008 3400345 - 3061715 x 100 = 338628 x 100 = 0,11060076 x 100 = 11,06%
3061715 3061715
3.05 / 2009 3569989 - 3400345 x 100 = 169644 x 100 = 0,04989023 x 100 = 4,99%
3400345 3.400.345
3.15 / 2008 612703 - 789367 x 100 = -1766664 x 100 = (0,2238046) x 100 = -22,38%
789367 789367
3.15 / 2009 1292709 - 612703 x 100 = 680006 x 100 = 1,10984604 x 100 = 110,98%
612703 612703


4.2. ANÁLISE

• A Empresa de Telecomunicações Embratel em 2008-2009 apresentou uma receita Líquida de 8,43% e em 2008-2009 foi de 13,36%, ou seja, houve um aumento na receita.

• Seus custos foram de -14.63% em 2007- 2008, já em 2008- 2009 houve uma redução para -10,27%. Apesar dessa redução seu saldo continuou negativo.

• Seu Resultado Bruto teve um percentual de 11,06% em 2007 à 2008 e em 2008 -2009 houve uma queda para 4,99%.


• Gerando assim, de 2007 à 2008 um prejuízo de -22,38% e podemos dizer que uma melhoria de 2008 à 2009 para 110,98%.


CONCLUSÃO

As duas Empresas demonstram como utilizam estratégias para continuar no mercado. Oferecendo opções para os clientes como: telefonia móvel, internet e TV. Tanto em seus aparelhos móveis como por assinatura.
Isso faz com que agradem ainda mais a clientela e com isso o aumento do consumo, que será ótimo para as empresas acima citadas, onde haverá um aumento no lucro, livrando assim da falência.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


LEITE, Hélios de Paula. Contabilidade para Administradores, 4ª. Ed. – São Paulo: Atlas 1997.

MANKIW, N. Gregory. Introdução à Economia, 2ª. Ed. Campus.







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