sexta-feira, 4 de junho de 2010

João Calvino : Vida,Obra,influência econômica e religiosa


Nascido em Noyon, na França e formado em teologia e direito João Calvino aderiu às idéias protestantes por influencia de Guilherme Farel um dos fundadores da igreja reformada. Algumas de suas idéias divergiam de Lutero, que criticava os hábitos burgueses por causa da corrupção da igreja católica, e pelo fato de a burguesia ter instaurado a pratica do comercio. Calvino por sua vez vivia em um grande centro comercial, ao contrario de Lutero, dava total apoio a prática burguesa, embora fizesse varias criticas ao abuso da igreja.
Considerado o maior pregador protestante, principalmente por cauda do principio da predestinação absoluta (a lucratividade é um sinal dos escolhidos). Em 1536 ao publicar sua principal obra (a instituição da religião cristã), Calvino afirma que o homem estava predestinado ao céu ou inferno, e que o sinal da salvação do homem estava no enriquecer,pois uma vez que trabalhando,conseguia alcançar sucesso e conseqüentemente garantir sua salvação. Essa situação econômica de algumas pessoas passou a ser vista por seus seguidores como um sinal divino e os burgueses aderiram às idéias Calvinistas com louvor, pois a ganância pelo sucesso e pelo lucro era justificada pela ética religiosa. João Calvino começou a pregar na França onde o Calvinismo era chamado de huguenotes, mas devido às perseguições religiosas fugiu pra Suíça, porem o calvinismo não se restringiu apenas a França e Suíça, outros países aderiram ao calvinismo, como: Inglaterra onde os calvinistas eram chamados de puritanos, a Escócia onde eram chamados de presbiterianos e Holanda, países na qual se expandiu o capitalismo comercial.



2. Vida

João Calvino estudou direito e teologia. Exerceu forte influência do liberalismo, humanismo e renascimento. Por influência de Guilherme Farel se destacou como um importante líder da Reforma Protestante.
João Calvino se estabeleceu na Suíça em 1534, onde publicou a primeira edição de seu livro Instituição da Religião Cristã.
Pelo fato de te exercido uma forte liderança política e religiosa se tronou uma personalidade dominante em Genebra.
Exerceu influência na Suíça, Inglaterra, Escócia e América do Norte.


3. Influência Religiosa

João Calvino sentia-se chamado para exercer uma missão especial vivendo totalmente na pobreza, pois recusou-se a receber os benefícios da igreja e dedicou toda a sua vida à sua obra. Organizou a igreja e estabeleceu as “Ordenanças Eclesiásticas”, estabelecendo quatro ofícios: os diáconos (para a caridade), os anciãos ( para vigiar os costumes), doutores ( para escolas), e pastores ( pregação e administração de sacramentos). Leis estas totalmente rígidas e intolerantes baseadas nas suas crenças.
A glória de Deus é o ponto principal em Calvino, e a criação somente tem sentido para a glória Dele. Para Calvino as boas obras são sinais de proteção divina. A idéia de Calvino é de que a salvação “nada depende do homem, pois o resgate é um dom de Deus e depende exclusivamente de sua fidelidade a Ele”. A certeza de que os predestinados ou eleitos a Deus em soberania por seus decretos eternos, antes do surgimento do mundo, escolheu os seus para a salvação e desprezou o restante à perdição, sem previsão de serem merecedores dos reinos dos céus. Calvino foi perseguido por redigir discursos que continham diversas heresias, sendo expulso de algumas cidades por tentar introduzir severa disciplina contrariando os costumes locais. Formou vários discípulos que criaram por sua vez igrejas por todos os lados, e sendo a sua atividade como pastor e professor equivocada.


4. Influência Econômica

A Reforma de João Calvino exaltava o êxito da atividade econômica.
Os puritanos encaravam o trabalho como vocação divina e as riquezas como benção de Deus, portanto deveria ser bem administradas, evitando a luxúria, gastos excessivos e considerando o trabalho a única fonte de prazer. O resultado desses fatores era a acumulação de bens e um enriquecimento forçado.
Em estudos com protestantes puritanos, Weber verificou que os protestantes são profissionalmente mais capacitados em nível técnico superior, isto é, os protestantes possuíam uma facilidade da aquisição de tecnologia e habilidades comerciais, influenciando no acúmulo de capital (desenvolvimento do capitalismo), onde a capacitação profissional está ligada ao capital, trabalho e conseqüentemente os lucros.
No Calvinismo, o lucro não era mais considerado um pecado, era encarado como fruto do esforço do puritano para agradar a Deus através do trabalho.


5. Livros/ Obras

5.1 As obras de João Calvino
João Calvino publicou diversas obras ao longo de sua vida. Entre elas destaca-se a “Instituição da Religião Cristã”, obra muito importante e de grande influência, não existindo na Teologia outra de igual valor, podendo ser comparada talvez a outras de grandes autores, estas porém não tão completas. “ As Institutas”, foi uma carta destinada ao Rei da França defendendo a posição protestante. No entanto a edição completa só foi publicada anos depois, se tornando a mais completa obra produzida no período da Reforma.

5.2 Suas Principais Obras:
 "Comentário ao Tratado de Sêneca sobre a Clemência" - (abril de 1532) esta obra marcou o ápice da influência humanista em sua vida, sendo esta a sua primeira obra independente;

 "Psychopannychia" - (1537);

 "Institutio Religionis Christianae" (terminada em 23/08/1535 e impressa em março de 1536). Era uma edição em latim e resumida de 516 páginas com apenas 6 capítulos: 1º Da Lei (explicação do decálogo), 2º Da Fé (explicação do símbolo dos apóstolos), 3º Da Oração (explicação da oração dominical), 4º Dos Sacramentos (o batismo e Santa Ceia), 5º Dos Falsos Sacramentos (demonstração da não razão de ser dos 5 sacramentos acrescentados pela Igreja Romana), 6º Da Liberdade Cristã (poder eclesiástico, administração civil etc.). Em 1541 o próprio Calvino a traduziu para o francês sendo as últimas edições em 1559 (latim) e1560 (francês). Esta última edição transformou-se em quatro livros com um total de 80 capítulos. Sem dúvidas alguma, esta foi a obra-prima de teologia sistemática protestante em todo século XVI;
Cartas suas (+ ou - 4000) enviadas a diversos indivíduos bem como outros escritos integram os 57 volumes do Corpus Reformatorum;
Existem aproximadamente 2000 de seus sermões;
O Comentário de Calvino sobre 23 livros do Antigo Testamento;
O Comentário de Calvino sobre todos os livros do Novo Testamento, exceto Apocalipse;

 "Ordenanças Eclesiásticas" (1541) - princípios organizacionais da igreja;

 "Réplica a Sadoleto" - uma clássica defesa do protestantismo diante do cardeal Sadoleto;


6. Conclusão

João Calvino foi e sempre será um grande teólogo que com sua sabedoria teve importantes influências tanto religiosa, quanto na economia. Sendo um dos principais líderes da Reforma, pois era dono de uma capacidade incrível de organização e administração.
Como autor, ente outras, o livro Instituição da Reforma Cristã, já em sua primeira edição influenciou muitos cristãos. A Reforma provocou a oposição religiosa e política da Igreja e dos governantes da Igreja.
O Calvinismo não é só um sistema teólogo, é um ponto de reflexão e vida prática que determinou diretrizes da vida e do pensamento humano.



Referências



http://www.pilb.t5.com.br
http://www.pimenet.org.br
http://www.catedraldapalavra.hpg.com.br
(Acessado em: 10/04/2010 às 17:53)
http://reformaprotestante500anos.spaceblog.com.br/
(Acessado em: 10/04/2010 às 17:40)
http://www.carlose.hpg.ig.com.br/Renascimento_Cultutal.htm
(Acessado em 18/04/2010 às 15:00)

Nenhum comentário:

Postar um comentário