quarta-feira, 2 de junho de 2010

Entrevista com o Professor da Universidade Federal da Bahia e ex-presidente do CRA Paulo Guedes.

1. Nome completo, em que ano e onde nasceu?

Resp: Paulo Guedes. Nascido no ano de 1949, na cidade de Santo Amaro da Purificação- BA

2. - Qual seu nível de formação?

Resp: Doutorado em Administração Pública pela escola de Administração da UFBA, além de outros cursos, Sociologia Econômica entre as organizações na Universidade Técnica em Lisboa no Instituto Superior de Economia e Gestão.

3. - Fale sobre suas as experiências profissionais.

Resp: Começou como analista de sistemas na universidade participou do Governo Estadual de coordenações na área de modernização de informática, consultor de empresas e de alguns cursos, vice-presidente no ano de 1989 e presidente do CRA 1990 e 1991. Professor da UFBA desde 1992, ocupando vários cargos de extensão, hoje sendo chefe de departamento de finanças e políticas publicas e também professor.

4. - Você tem algum livro publicado?

Resp: Machado de Assis de Administração Pública Brasileira, publicado pelo Senado Federal.

5. Por que é importante conhecer a si próprio num relacionamento com uma equipe de trabalho?

Resp: Os gregos diziam o seguinte: “Conhece a ti mesmo” (Sócrates). O pensamento quando é grego, isso a.C., hoje pega muito mais, porque é a nossa pratica da ideologia política.


6. É possível manter o nosso controle emocional numa situação de estresse no trabalho?

Resp: Controles. Isso é de cada um, é evidente que se você se descontrola você vai ter problemas, situações adversas, o que se espera é um bom moçinho, uma boa moçinha, nada que extrapolem, alguns desvios são coisas aceitáveis, nas organizações, aqui na Bahia se você está numa fila e você protesta por alguma coisa em voz alta você é mal visto (a), as pessoas não estão preparadas para ver ninguém se indignar, se revoltar, há um conformismo, então dentro dessa cultura se a pessoa tem um comportamento não esperado, vai criar problemas para ela.

7. Você considera a empatia um fator importante na administração de relacionamentos dentro da organização, por quê?

Resp: A empatia é para tudo, até para vida pessoal. Para você enxergar o outro, troca de sinergia, de complementaridade.

8. Qual a melhor maneira de gerenciar conflitos numa equipe de trabalho?

Resp: Conflito é ótimo, tem que ter, apesar de que a administração não admitia conflitos, o mundo se faz desse jeito todo processo dialético se faz através de conflito, através das idéias contrarias, só que tudo é levado para o lado pessoal, não se discute idéia, não se discute coisa, ai você tem problema de colocação.

9. O que acha do excesso de autoconfiança nas pessoas dentro das organizações?

Resp: É importante você ter confiança e autoconfiança é melhor do que não ter nada, vamos pecar por excesso.






CONCLUSÃO


O professor doutor Paulo Guedes, em 30 anos de dedicação na área da Administração mostrou, sua empatia com questões políticas e sua importante participação na luta pela defesa da profissão e principalmente, na luta das diversas formas como a administração pode ser compreendida, mas até então não reconhecida pela sociedade. A sua longa experiência proporciona a sociedade uma segura opinião quanto às inovações tecnológicas e as mudanças que conseqüentemente serão acarretadas na área administrativa. Segundo Guedes, a importância da tecnologia não compreende apenas o olhar para o mercado, mas a complexidade da Administração como um todo. Essa complexidade pode ser abordada de diferentes formas como no ramo da antropologia, racionalidade, dentre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário