quarta-feira, 2 de junho de 2010

Histórico de um Administrador de Sucesso



O objetivo da pesquisa é fundamentar o conceito de empreendedorismo na atualidade. Para ser empreendedor é preciso ser criativo nos negócios, ter capacidade de idealizar e realizar coisas novas com perseverança, otimismo e senso de independência, são características imprescindíveis para o empreendedor ter resultados positivos. É o caso do Francisco Deusmar de Queiroz, dono das Redes de Farmácia Pague Menos, que conseguiu vencer o mercado competitivo, com inovações em um sistema farmacêutico e lutou por seus objetivos, procurando atender as necessidades do público-alvo, mesmo sabendo da existência de riscos. Com 26 anos no mercado ele também investe em projetos sociais, visando ações construtivas não assistencialistas, motivado pela ação social e levando em conta a necessidade do público carente.
O empreendedorismo é voltado para desenvolver capacidades, competências e habilidades em relação a um projeto. Assim fica notório que a pessoa que assume riscos para começar uma empresa é denominada empreendedora.
Segundo o site WWW.sfiec.org.br, Francisco Deusmar de Queiroz, nasceu em Amontada- Ceará, 63 anos, formado em economia, ex- professor da universidade de Fortaleza, é dono da maior rede de farmácias do Brasil, a Farmácia pague Menos com 330 lojas espalhadas pelo país.
O seu ingresso no mercado financeiro teve inicio há 26 anos, com a inauguração da 1º loja no Ceará, tendo como objetivo liderar a maior rede de farmácias do Brasil. Hoje se encontra espalhada de Norte a Sul do país e é a primeira em faturamento. Com conhecimento técnico em economia e o perfil de empreendedor, logo fez crescer o seu comércio, que muitos apostavam que não daria certo. Hoje, o empresário emprega mais de sete mil funcionários, e mantêm sobre o seu nome diversas obras sociais para setores muitos carentes, pouco assistidos visando ações construtivas não assistencialistas, e auto- sustentáveis, motivado pela responsabilidade social.
O que fez com este empresário se tornasse um homem de sucesso? O seu empreendedorismo, o fato dele ter criado um negócio, gerencia- ló de forma eficiente e eficaz, assumindo todos os riscos em um mercado desconhecido até então em busca de alcançar o lucro com o lema: “Encantar pessoas, promovendo a saudabilidade, através de atitudes inovadoras e cidadãs”. Ele conquistou o mercado farmacêutico do país, inovação nesse caso associada ao empreendedorismo fez nascer e crescer o negócio.
O empreendedorismo deve reunir algumas características segundo o site WWW.sebraesp.com.br:
Busca de oportunidades, iniciativa, persistência, comprometimento, exigência de qualidade, riscos calculados, estabelecer metas, buscar informações, planejar e monitorar, capacidade de persuasão, independência e autoconfiança.

“A idéia do empreendedorismo está associada a administradores que mobilizam recursos e correm riscos para criar empresas. Embora existam empreendedores em todas as áreas da atividade humana, em seu sentido restrito a palavra designa a pessoa que cria uma empresa- uma organização de negócios.”
Maximiliano, (2008, p.338)

De acordo com o jornal Campeão, para ser empreendedor é necessário ter persistência, com foco nos objetivos. Porque o Senhor Francisco Deusmar de Queiroz é um empreendedor de sucesso? Porque ele foi um dos únicos varejistas do país com filiais em todos os estados brasileiros, por possuir aparatos modernos e um sistema de logística eficiente. É uma das 500 maiores empresas através do nosso país a empregar, gerar riquezas e pagar impostos. A farmácia Pague Menos inauguram em média três lojas por mês e com isso, aumentou em mais de mil o numero de colaboradores. Quatro palavras resumem essa trajetória, que igualmente ao dicionário, se colocam em ordem alfabética para fazerem sentido, porém, sem força ou efeito são consideradas individualmente: empreendedorismo, oportunidade, sorte e trabalho.

“[...] Conquistar a posição de maior rede de varejo farmacêutico do país nos impõe responsabilidade cada vez maiores. É uma alegria muito grande chegar à marca de 26 anos com tanto vigor. [...] O sentimento é de que cumprimos uma importante etapa da nossa história, e agora uma nova era que se inicia. Novos desafios estimulam a nossa alma e revigoram nossas forças. Ainda há muito a se conquistar.”
Queiroz (2006)

Tomando como base o conceito de empreendedorismo, torna - se compreensível por que Francisco Deusmar de Queiroz alcançou o sucesso tão almejado. Ele foi capaz de assumir riscos apostando em um mercado totalmente novo para ele. Aproveitou todas as oportunidades que o mercado no momento de sua inserção lhe proporcionou, pois este mercado se mostrava com uma lacuna no ramo farmacêutico, necessitando de uma organização que suprisse a necessidade de uma grande fatia de mercado. Soube organizar- se planejando, estudando e colocando metas possíveis para gerir e tomar decisões no mundo empresarial. Foi independente em apostar num ramo diferenciando ao de sua formação e manteve o otimismo de crescimento de sua empresa, seu fraquejar diante das dificuldades.
Esse crescimento empresarial mostra que existe uma postura mais receptiva da sociedade com relação à atividade empreendedora. Espera- se cada vez mais que as organizações se mostrem inovadoras associando a esta postura, o comprometimento com o meio ambiente, exercendo suas atividades de modo sustentável. Desenvolver-se em um mercado cada vez mais competitivo e globalizado está muito mais difícil.
Colocar-se neste mercado de forma empreendedora faz toda a diferença. Incluir inovação se faz necessário, pois o modelo atual de negócios aponta para o novo cenário de economia mundial, cada vez mais competitiva e exigente.
Conclui-se que a história de Deusmar de Queiroz interessa pela forma como se teve inicio, desde sua origem humilde, à forma como arriscou ao montar a primeira farmácia. Se colocando em um mercado que não conhecia, até ao resultado muito positivo, de um empreendedorismo bem sucedido.
Com criatividade nos negócios, conseguiu alcançar sucesso e hoje é dono da maior rede de farmácias do Brasil. Isso também deve- se a sua formação. Já que é economista, aprendeu a administra seu próprio negócio com sabedoria e inovação, para manter- se sempre a frente nesse mercado globalizado e competitivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário