Assistindo
o documentário The Corporation, pude notar o quanto essas regras, leis e
valores são reduzidos a nada pelas grandes corporações, onde, o que prevalece é
o interesse cada vez maior da obtenção de lucro para seus acionistas e
investidores. Somos manipulados por elas para que acreditemos que tudo o que
fazem é para o nosso bem estar, nos oferecendo empregos, produtos de qualidade
e para a nossa comodidade, deixando claro o que Karl Marx define como
Ideologia:
A
Corporação é um documentário que analisa a fundo o poder das grandes empresas,
das grandes corporações. O filme fala desde o nascimento desse tipo de negócio
até o predomínio de suas atividades no mundo atual, refletindo desde a
Revolução Industrial até as vitórias legislativas que permitiram que empresas e
cientistas chegassem a patentear boa parte da vida natural.
Vivemos
em uma sociedade em que, desde o momento em que nascemos nos são condicionadas
regras, leis. Aprendemos valores morais, sociais. Passamos o tempo todo, tanto
na vida pessoal como profissional, tentando da melhor maneira possível seguir
essas regras e leis.
As
grandes corporações, por outro lado, também são muito importantes para a
sociedade, pois produzem produtos úteis para o cotidiano da população, porém, é
preciso que a população se conscientize se realmente os produtos que estão
adquirindo são necessários ou apenas as está adquirindo porque foi induzida
pelo marketing das empresas vendedoras.
Há
um trecho no documentário que fala sobre a propaganda para o público infantil,
como fazer delas consumidoras. A propaganda tem grande poder de persuadir as
crianças, pois elas são fáceis de convencer a comprar determinados produtos,
pois geralmente essas propagandas vem acompanhadas de personagens de desenho
animado etc. em outros casos, pais, para ressarcir os filhos, às vezes pela
ausência e pouca atenção destinada aos filhos, acabam cedendo e comprando o que
os estes pedem:
A
criança é no Brasil, a soberana do lar. Sua participação nas decisões da casa
têm sido proporcional ao ‘abandono’ dos pais, abandono este representado pela
priorização do trabalho a fim de aumentar a renda familiar, relegando as
crianças à televisão. Neste contexto os pais sentem-se obrigados a ressarci-la
pelo abandono, cedendo com facilidade aos seus pedidos e desejos, entre eles o
de comprar e possuir. A criança opta pelo que quer comer, vestir, usar, e até,
no que os adultos devem fazer. Considerando a alta receptividade e facilidade
de impacto que proporciona à criança, muitas empresas vêm lançando produtos no
mercado... O setor infantil é talvez o segmento que causa maior preocupação em relação
aos efeitos publicitários junto à sociedade.
As
grandes corporações retratadas no documentário trabalham de forma estratégica,
de um lado, explorando mão de obra barata e até infantil e do outro fazendo
projetos sociais, como por exemplo: “parte da venda desses produtos será
destinado às crianças carentes”, tudo para capturar mais consumidores para seus
produtos, e, os consumidores preocupados com o meio ambiente ou com o trabalho
infantil provavelmente cairão nessa estratégia.
Por: Rafael
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