sexta-feira, 10 de maio de 2013

Síntese sobre o documentário "The Corporation" por Pietra Crelick


Perante o documentário “The Corporation ”vimos várias temáticas relacionadas as corporações e grandes empresas da atualidade.Inicialmente o documentário afirmou como todos querem ser bem sucedidos em sua vida profissional e isso pode gerar uma competição doentia entre corporação e a sociedade em si.Diante das empresas a comunicação é fundamental para um bom funcionamento da mesma embora algumas vezes possam não ser tão frequente, assim como nas empresas que adotam o modo vertical de organização onde a responsabilidade da empresa é somente do CEO.A antiga ideologia de corporações é que haviam regras rígidas a serem seguidas, isso pelo patamar que as mesmas eram elevadas pelos consumidores,pertinente a esse pensamento juízes da época aceitaram diante do tribunal afirmações como “A corporação é sim uma pessoa”mesmo com a 14º Emenda.
Toda e qualquer empresa tem metas a atingir,obviamente, todas seguem cegamente essas e mais metas, isso para alcançar uma boa reputação e assim lucrar mais,muitos consumidores são igualmente cegos pelas corporações,Assim é com :A coca-cola,O Mc Donald’s etc.Toda essa alienação no consumismo  e no capital geralmente corrompe as empresas por querer um lucro mais imediato,exercitando assim exploração do trabalho em vários países pobres porem não tem relações duradouras pois a economia do local emerge e juntamente os impostos, logo, a corporação tem que se mudar.
Perante essa necessidade de crescimento algumas empresas começaram a tentar produtos químicos que foram prejudiciais aos animais,e aos consumidores,muitas vezes o governo permite que produtos sejam lançados sem ao menos testa-los corretamente e é por conta dessa impudência que crianças até hoje nascem com deformações.Embora toda a polêmica gerada dos consumidores contra o produtor do material defeituoso corporações como Monsanto são incapazes de sentir culpa pelos estragos.
A legislação também recai sobre empreendimentos porém , nos as desconhecemos  e por isso muitas são deixadas de lado, algumas empresas simplesmente se auto- eliminam de certas leis.Imagine que estejamos em um avião e o mesmo estivesse caindo porém estivesse tão alto que nem percebamos nossa queda, é exatamente o que acontece quando não cuidamos do meio ambiente, nós nos autodestruímos e pior, algumas empresas compram bônus de carbono, mentindo liberar menos quantidade de gases na atmosfera do que  realmente o fazem.A ambição da empresas é tamanha  que geram mortes,exploração de crianças, exploração trabalhista entre outro. Mas quem realmente faz uma corporação são acionistas, funcionários, então esses quem são os culpados , porém, são os mesmos quem podem mudar a empresa.
O marketing predomina até hoje, a manipulação da mídia perante as crianças e consequentemente aos pais reforça o quão o capitalismo está inserido em nossa sociedade, seja por outdoors,televisão,banners entre outros.A necessidade da movimentação do capital é imediata e nem mesmo os consumidores tem chances de ficar isentos de todo esse sistema.

Comentário:
O documentário nos auxiliou diante de situações constantes em empresas e nos mostrou enquanto consumidores a que estamos sujeitos,que grandes empresas nem sempre significa que sejam como consta sua reputação,perante um mundo capitalista tudo vale para uma recompensa, e que muitas vezes ao consumirmos tanto de uma empresa estamos apoiando a mesma em suas decepcionantes ações.Vimos que alguns tem a chance de mudar a realidade de empresas, e que podemos recorrer a estas pessoas para fazê-lo .Aprendemos mais sobre pontos estratégicos do marketing, a verdadeira sustentabilidade de pouquíssimas multinacionais entre outros.

Por: Pietra Crelick

Nenhum comentário:

Postar um comentário