Perante o documentário “The
Corporation ”vimos várias temáticas relacionadas as corporações e grandes
empresas da atualidade.Inicialmente o documentário afirmou como todos querem
ser bem sucedidos em sua vida profissional e isso pode gerar uma competição
doentia entre corporação e a sociedade em si.Diante das empresas a comunicação
é fundamental para um bom funcionamento da mesma embora algumas vezes possam
não ser tão frequente, assim como nas empresas que adotam o modo vertical de
organização onde a responsabilidade da empresa é somente do CEO.A antiga
ideologia de corporações é que haviam regras rígidas a serem seguidas, isso
pelo patamar que as mesmas eram elevadas pelos consumidores,pertinente a esse
pensamento juízes da época aceitaram diante do tribunal afirmações como “A
corporação é sim uma pessoa”mesmo com a 14º Emenda.
Toda e qualquer empresa tem metas
a atingir,obviamente, todas seguem cegamente essas e mais metas, isso para
alcançar uma boa reputação e assim lucrar mais,muitos consumidores são
igualmente cegos pelas corporações,Assim é com :A coca-cola,O Mc Donald’s etc.Toda
essa alienação no consumismo e no
capital geralmente corrompe as empresas por querer um lucro mais imediato,exercitando
assim exploração do trabalho em vários países pobres porem não tem relações
duradouras pois a economia do local emerge e juntamente os impostos, logo, a
corporação tem que se mudar.
Perante essa necessidade de
crescimento algumas empresas começaram a tentar produtos químicos que foram
prejudiciais aos animais,e aos consumidores,muitas vezes o governo permite que
produtos sejam lançados sem ao menos testa-los corretamente e é por conta dessa
impudência que crianças até hoje nascem com deformações.Embora toda a polêmica
gerada dos consumidores contra o produtor do material defeituoso corporações
como Monsanto são incapazes de sentir culpa pelos estragos.
A legislação também recai sobre
empreendimentos porém , nos as desconhecemos
e por isso muitas são deixadas de lado, algumas empresas simplesmente se
auto- eliminam de certas leis.Imagine que estejamos em um avião e o mesmo
estivesse caindo porém estivesse tão alto que nem percebamos nossa queda, é
exatamente o que acontece quando não cuidamos do meio ambiente, nós nos
autodestruímos e pior, algumas empresas compram bônus de carbono, mentindo
liberar menos quantidade de gases na atmosfera do que realmente o fazem.A ambição da empresas é
tamanha que geram mortes,exploração de
crianças, exploração trabalhista entre outro. Mas quem realmente faz uma
corporação são acionistas, funcionários, então esses quem são os culpados ,
porém, são os mesmos quem podem mudar a empresa.
O marketing predomina até hoje, a
manipulação da mídia perante as crianças e consequentemente aos pais reforça o
quão o capitalismo está inserido em nossa sociedade, seja por
outdoors,televisão,banners entre outros.A necessidade da movimentação do
capital é imediata e nem mesmo os consumidores tem chances de ficar isentos de
todo esse sistema.
Comentário:
O documentário nos auxiliou diante de situações constantes em empresas e nos mostrou enquanto consumidores a que estamos sujeitos,que grandes empresas nem sempre significa que sejam como consta sua reputação,perante um mundo capitalista tudo vale para uma recompensa, e que muitas vezes ao consumirmos tanto de uma empresa estamos apoiando a mesma em suas decepcionantes ações.Vimos que alguns tem a chance de mudar a realidade de empresas, e que podemos recorrer a estas pessoas para fazê-lo .Aprendemos mais sobre pontos estratégicos do marketing, a verdadeira sustentabilidade de pouquíssimas multinacionais entre outros.
O documentário nos auxiliou diante de situações constantes em empresas e nos mostrou enquanto consumidores a que estamos sujeitos,que grandes empresas nem sempre significa que sejam como consta sua reputação,perante um mundo capitalista tudo vale para uma recompensa, e que muitas vezes ao consumirmos tanto de uma empresa estamos apoiando a mesma em suas decepcionantes ações.Vimos que alguns tem a chance de mudar a realidade de empresas, e que podemos recorrer a estas pessoas para fazê-lo .Aprendemos mais sobre pontos estratégicos do marketing, a verdadeira sustentabilidade de pouquíssimas multinacionais entre outros.
Por: Pietra Crelick
Nenhum comentário:
Postar um comentário