sexta-feira, 10 de maio de 2013

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM


                                       INTRODUÇÃO
Esta pesquisa visa compreender a organização do espaço educativo presente na educação infantil, construir conhecimento cientifico necessário a atuação do professor na educação infantil e fundamentar a pratica descente, bem como materializar a teoria, fazendo parte da PI (Produção interdisciplinar), utilizado para interligar as disciplinas estudadas no semestre, nele serão apresentados a concepção da infância e a indissociabilidade entre cuidar e o educar contemplado no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a importância do planejar e avaliar no trabalho pedagógico do professor  de educação infantil, as especificidades dos métodos de alfabetização e a importância do ambiente alfabetizador na educação infantil, a contextualização e importância da roda de conversa para o desenvolvimento da oralidade da criança, além de discutir e apresentar a ludicidade no contexto da educação infantil e na organização do trabalho pedagógico.
O trabalho estrutura-se baseado em pesquisa acadêmica, utilizando como fontes principais livros, visando à adição de maiores conhecimentos para facilitar o entendimento dos assuntos apresentados.


                             A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO
Quando falamos da concepção da infância, percebemos que há uma diferença muito grande entre os dias atuais e alguns séculos atrás. No decorrer do tempo, podemos perceber os anseios da infância, é importante frisar que a visão que temos da criança é historicamente construída, e que algumas coisas que nos dias atuais podem parecer um absurdo, como a apatia destinada à criança pequena, há séculos atrás era tido como algo totalmente normal. Por mais absurdo que possa parecer, as pessoas nem sempre viam as crianças como um ser particular, e durante muito tempo as tratavam como um adulto em miniatura.
Hoje, vemos as crianças com outros olhos, passando de um ser sem importância e muitas vezes imperceptível, para ocupar um lugar de destaque. Ainda que haja algumas situações que ocorram como o modelo antigo, e que sempre haja um para cuidar e outro para educar, o pensamento vai muito além dessa breve análise. Podemos perceber que cuidar e educar, de acordo com os princípios que seguimos hoje, devem andar sempre juntos, um completando o outro. Segundo o Conselho Nacional de Educação, existem algumas diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Uma delas diz respeito aos fundamentos norteadores das propostas pedagógicas das instituições de educação infantil e que são firmados em três princípios, são eles: Éticos (Autonomia, responsabilidade, solidariedade e respeito ao bem comum); Políticos (Direitos e deveres de cidadania, exercício da criatividade e respeito à ordem democrática) e Estético (Sensibilidade, criatividade, ludicidade e diversidade de manifestações artísticas e culturais). Esses princípios tem a finalidade de definir para que a sociedade esta se educando e cuidando da criança, e como serão desenvolvidas as praticas pedagógicas.
Segundo Ostetto (2000), Planejar é a atitude de traçar, projetar, programar, e elaborar um roteiro para empreender uma viagem de conhecimento com um grupo de crianças. O planejamento é muito importante para que o trabalho pedagógico na educação infantil seja estruturado. O planejamento para educação Infantil não é uma tarefa fácil, pois exige que o conteúdo de ensino seja transformado em habilidades, ou seja, devem ser vivenciados pelas crianças. Esse planejamento precisa ser minuciosamente pensado, pois precisa beneficiar a aprendizagem da criança.
Segundo Moll (2000), a alfabetização é mais que codificação, é a relação entre o aluno e seu conhecimento de mundo. Na visão de Lemle (2003), os principais métodos de alfabetização são:
·         Método tradicional: Este método da a entender que as aulas devem ser realizadas dentro da sala de aula e centradas no professor, que por sua vez tem a função de “cuidar dos alunos”.
·         Método sintético: Vindo Behaviorismo, é considerado um dos mais rápidos e antigos métodos de alfabetização, e pode ser aplicado em qualquer criança. Nesse método a criança primeiro aprende o alfabeto, depois as silabas, as palavras, frases e finalmente os textos. A criança não pode passar para uma fase se não dominar a que está.
·         Método analítico: O método analítico por sua vez é fundamentado na teoria de Gestalt e acredita que a aprendizagem se da pelo insight. Tem como objetivo fazer com que a criança entenda o sentido do texto incentiva o aluno a produção textual.
·         Método construtivo: Um dos mais indicados para alfabetização permite que a criança construa seu conhecimento de acordo com o seu desenvolvimento cognitivo.



                                                   CONCLUSÃO
Através das pesquisas acadêmicas, podemos constatar que o conceito de infância reflete fortemente no papel da Educação Infantil, pois direciona todo o atendimento prestado à criança pequena. Dessa maneira, a Educação Infantil está intrinsecamente ligada ao conceito de infância.
Entendemos que a discussão sobre os planejamentos na Educação Infantil por processos. Concordamos com Ostetto (2000) que “o planejamento educativo deve ser assumido no cotidiano como um processo de reflexão, pois, mais do que ser um papel preenchido, é atitude e envolve todas as ações e situações do educador no cotidiano do seu trabalho pedagógico”.
Aprender é um ato individual de cada aluno, pois não é repetir algo semelhante, e sim criar algo novo.
Mostramos ao longo dessa analise a importância da “Roda de Conversa” como uma atividade sociocultural, voltada à produção de um agir colaborativo em que alunos e educadores, sob determinadas condições, foram se formando mutuamente como sujeitos dialógicos, ou seja, na relação com o outro.
O que se pode notar claramente diante das questões colocadas na analise é que o lúdico é de extrema importância na aprendizagem e desenvolvimento da criança e é preciso que os profissionais de educação infantil tenham acesso ao conhecimento produzido na área da educação infantil. Para que possam aplicar e implantar as propostas à realidade das escolas, o professor na Educação Infantil deve ser consciente que o brincar com criança não é perder tempo, e sim ganhá-lo; se é triste ver crianças sem escola, mais triste ainda é vê-las, sentadas em salas sem ar, com exercícios improdutivos, sem valor para a formação social.



                               
                                             REFERNCIAS

FREIRE, M. A Paixão de Conhecer o Mundo (15ª edição). São Paulo: Paz e Terra, 2002.
KISHIMOTO, M. Tizuko. O brincar e suas teorias. São Paulo, Pioneira, 2002.
OSTETTO, Luciana Esmeralda (Org.). Planejamento na educação infantil mais que a atividade, a criança em foco. Campinas: Papirus, 2000.

MOLL, Jaqueline. Alfabetização possível. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2000.
LENLE, Mirian. Guia teórico do alfabetizador. São Paulo: Á

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