sexta-feira, 14 de maio de 2010

4.1 Tecnologias

O potencial tecnológico dos países é fator principal na competição econômica internacional. Sendo assim quanto mais integrados os países estiverem, mais produtividade e lucratividade as empresas da região terão. Outro fator decisivo na competitividade no mercado global é o diferencial entre custos de produção no local da fabricação e os preços do mercado de destino.
É preciso unir tecnologia, com administração e custos mais baixos que os da concorrência, para alcançar lucro.
O governo deve promover o desenvolvimento da tecnologia e dos recursos humanos para que as empresas possam crescer e expandir.
Existe uma grande interdependência das relações comerciais e econômicas entre os países. Não existe uma regularidade na economia global, o que ocasiona uma relação de dependência muito grande.
O desenvolvimento traz uma melhoria nos padrões de vida, no sistema de produção e aumento de competitividade na economia mundial. Em contrapartida existem no mundo muita pobreza e sofrimento humano e as previsões, não são animadoras.
A forma da economia global apresenta um mundo assimétrico interdependente, organizado em torno de três regiões econômicas principais (Europa, América do Norte e região do Pacífico) num eixo de oposição entre áreas prósperas produtivas e ricas em informação e áreas empobrecidas sem valor econômico e atingidas pela exclusão social.
“A natureza das inovações tecnológicas e organizacionais juntamente com o reduzido crescimento econômico – próprio de uma fase do capitalismo caracterizada pela mais absoluta hegemonia do capital financeiro e por decorrência, de sua lógica de funcionamento – determinam a existência de elevadas taxas de desemprego e a ampla disseminação de um processo de precarização do trabalho.
Apesar das inovações tecnológicas, o crescimento econômico estar sendo reduzido. Ocorrendo um índice alto de desemprego e ocasionando trabalhos autônomos sem registro em carteira, sem direitos para o trabalhador.
“A má administração de alguns setores da sociedade demonstra a triste decadência do país onde se visa melhorias em partes, e esquece-se dos trabalhadores”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário