sexta-feira, 14 de maio de 2010

3.1 EMPRESAS GLOBALIZADAS

Estados Unidos:
 American Express, Apple, Avon, Boeing, Ford Motors, General Electric, General Motors, Goodyear, Google Inc, Intel, McDonald’s, Microsoft, Motorola, Nike, Wal-Mart.
Alemanha:
 Adidas, Bosch, Puma, Siemens, Volkswagen, Mercedes-Benz.
França:
 Carrefour, Renault, Peugeot, Michelin, Danone, Bic, Alcatel.
Japão:
 Toyota, Mitsubishi, Honda, Toshiba, Sony, Mizuno, Nintendo, Yamaha, Ajinomoto.
Reino Unido:
 Shell, HSBC, Jaguar, Umbro.
Itália:
 Diadora, Fiat, Parmalat, Pirelli, Telecom Itália.
Brasil:
 AmBev, Gerdau, Gradiente, Embraer, Natura, Vale, Petrobras, Odebrecht, Votorantim.
Argentina:
 Arcor, Techint, Sideco, IMPSA.
Noruega:
 Statoil, Telenor.
Suíça:
 Nestlé, Banco USB, Rolex.
Países Baixos:
 Philips, Shell, Unilever, Lojas C&A, Makro.
Suécia:
 Ericsson, Eletrolux, Scania, Volvo.
Coréia do Sul:
 LG, Samsung, Hyundai, Kia.
Espanha:
 Santander, Zara, Telefônica.
México:
 Telmex, Softtek, FEMSA, América Móvil.
Canadá:
 Celestica, Bombardier, ATI Technologies.

“Corporações são criações artificiais, você pode dizer que são monstros tentando devorar tanto lucro quanto for possível, à custa de qualquer um.”Como qualquer outra megaempresa, a Nike procura baixar seus custos de produção utilizando mão- -de- obra boa e barata de qualquer lugar do mundo, além de buscar outras vantagens, como pouco rigor na proteção ambiental, condições tributarias favoráveis e isenção dos impostos. Ela trabalha com terceirização, seus produtos estão distribuídos em todo o mundo, amarrados por uma rede de trabalho.



Havaianas
“Havaianas é um dos casos de sucesso mais comentados no mundo dos negócios, as legítimas foi uma marca lançada para a classe média que, com o passar do tempo, todo mundo passou a usar. E o resultado é que, ela acabou se popularizando demais”.
A princípio o produto foi lançado para uma classe que tinha poder aquisitivo alto. Com o passar do tempo o produto se popularizou.

Microsoft e Yahoo
“Foi uma união para ganhar força e aumentar as chances da Microsoft e da Yahoo de combater a liderança no mercado. Com o acordo, as duas empresas querem mudar a cara da internet”.

A Microsoft e o Yahoo se uniram para se tornarem forte o bastante para poder competir com o Google.

Bosch
“O sucesso da Bosch depende inteiramente de nossa capacidade de inovar e do nosso know-how. Ampliar esta vantagem é um desafio que cada integrante de nossa equipe deve buscar a cada dia.”

A Bosch é uma empresa alemã, e desenvolve seus produtos em mais de 50 países, e atua em aproximadamente 140 regiões. É uma empresa internacionalmente conhecida pela sua criatividade e inovação.

Toyota
A participação da Toyota no mercado automobilístico chega a aproximadamente 160 países. È famosa pela qualidade de seus produtos e pela política ambiental que prega.
O mundo passa por mudanças, que geram sérios problemas de ordem social, econômica política, financeira, entre outros. Tudo isso ocasiona um caos no sistema mundial, o desemprego é tratado com naturalidade, à desigualdade é tratada com descaso.

“Em qualquer processo de transição histórica, uma das expressões de mudança sistêmica mais direta é a transformação da estrutura ocupacional, ou seja, da composição das categorias profissionais e do emprego.”
Castells, Manuel. Sociedade em rede pag. 224

Nenhum comentário:

Postar um comentário