sexta-feira, 14 de maio de 2010

3. PRINCIPAIS EMPRESAS GLOBALIZADAS

Empresas globalizadas são aquelas que atuam em vários países através de suas filiais. As mudanças globais no contexto social e organizacional vêm provocando modificações nas empresas modernas, o crescimento continuo impulsiona a descentralização que multiplica os centros decisórios, sem a perda de uma visão ampla do todo interconectado. As empresas globalizadas têm por objetivo serem cada vez mais fortes ágeis e flexíveis, para aumentar sua qualidade, produtividade e ampliar seu campo de atuação.
“O processo de trabalho situa-se no cerne da estrutura social. A transformação tecnológica e administrativa do trabalho e das relações produtivas dentro e em torno da empresa emergente e em rede é o principal instrumento por meio do qual o paradigma informacional e o processo de globalização afetam a sociedade em geral.”
Castells, Manuel. Sociedade em rede. Pag. 223


Há muito para discutir em termos de instalações multinacionais, instaladas em seus países de origem, mantêm pacto de dependência e lealdade. Para muitos essas empresas são a oportunidade de emprego e melhoria da qualidade de vida.
Em debates e documentários atuais sobre desemprego, baixa remuneração da classe trabalhadora, muitos ainda pensam como funciona a nova empresa globalizada. Segundo o documentário “The Corporation I”, 150 anos atrás uma corporação era uma instituição relativamente insignificante, porem hoje, ela é onipresente como a igreja, a monarquia e o partido comunista foram.
Há uma falta de controle publico sobre as grandes organizações, assim percebe-se de forma clara a questão do consumo exagerado, a busca pela lucratividade e a falta de consciência das organizações ao poluir o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário