sábado, 14 de novembro de 2009

Comunicação organizacional



Principais teorias da comunicação:
—Teoria hipodérmica
—Abordagem psicológica
—Efeitos limitados
—Funcionalismo
—Teoria critica
—Teoria culturalógica
—Teoria psicanalítica

—Teoria social da opinião pública
—Teoria semiótica
—Teoria pós-moderna
—Teoria da ação comunicativa
—Teoria da improbabilidade da comunicação
—Teoria do sistema social da hipomodernidade


Canais de comunicação:
—Oral: conversa,aula;
—Escrito: Carta,memorando;
—Digital: E-mail,MSN;
—Não-verbal:gestos,Expressão facial.
—Capacidade para suportar diferentes (múltiplos) informações simultâneas.
—Capacidade para facilitar feedback rápido.
—Capacidade de estabelecer foco personalizado no receptor.

Aspectos da comunicação organizacional:
—Formalidade no processo
Informal: Aspecto não planejado.
Formal: Aspecto planejado em torno das necessidades operacionais da organização.

Comunicação interna
—Por comunicação interna entende-se toda atividade desenvolvida em contexto organizacional que é responsável pela produção e fluxo de informações dentro da organização.
—Destaca-se sobretudo as atividades de seleção e distribuição de noticias,a produção e gestão de conteúdos multimídia,a organização de atividades de formação,como seminários e workshops e ainda a concepção e elaboração de propostas relacionadas ao desenvolvimento cultural.

Comunicação externa
—A comunicação externa compreende toda informação que esteja relacionada com as atividades que a organização desenvolve.Estas informações vão no sentido de promover a imagem da organização,através de divulgações dos acontecimentos que esta realiza

Aspectos da comunicação organizacional:
—Formalidade no processo
1.Informal: relacionado a aspectos não planejados previamente,mas que são importantes para o ajustamento das atividades da organização.
2.Formal: referente a processos que são estruturados de acordo com as necessidades da organização,em que os indivíduos diretamente executam as tarefas,funções ou cumprem o regulamento.
—Local da organização: A comunicação varia de acordo com o setor da organização que é enfocado,por exemplo,na área de produção a comunicação é mínima,mas na área da gerencia a ênfase na comunicação é maior.
—Fluxo vertical descendente
—Instrução de cargo:“As instruções sobre o cargo são feitas com grande especificidade e comunicadas ao incumbido do papel através de ordens diretas de seu superior,de sessões de treinamento,de manuais de treinamento e de diretivas escritas.
—Lógica do cargo:
1.“...destina-se a prover o trabalhador de uma compreensão plena de seu cargo e de como este se acha conjugado com cargos relacionados no mesmo subsistema “.
—Informações sobre procedimentos e praticas:
1.“ A informação sobre os procedimentos organizacionais ...Além das instruções sobre seu cargo,ele ( funcionário) também é formado de suas outras obrigações e privilégios com membros do sistema”.
—Feedback para os subordinados:
1.“ o feedback par o individuo...é necessário a fim de garantir que o sistema esta funcionando,e é matéria de certa importância em motivação para o executante individual”.
—Direção do fluxo:
1.Sobre si mesmo,seu desempenho e seus problemas;
2.Sobre os outros e seus problemas;
3.Sobre as praticas e diretrizes organizacionais;
4.Sobre com e o que precisa ser feito.

O que é a comunicação organizacional?
—A comunicação organizacional é um processo, dependente da cultura, de trocas de informações e criação de relacionamentos dentro de ambientes gerenciais, orientados por objetivos, que busca reduzir a ambigüidade e a incerteza, promovendo para as pessoas envolvidas o compartilhamento das interpretações sobre determinado assunto.

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