quarta-feira, 10 de outubro de 2012

COMPETINDO UTILIZANDO A TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO


 
PORTER, Michael E, Estratégias Competitivas. 2º ed. Rio de Janeiro: Campus, 2007.

Autor de teorias e de livros sobre estratégias e competitividade, Michael Eugene Porter nasceu em Michigan em 1947, é professor na Harvard Business School. Seus livros são muito utilizados nos cursos de administração, economia e marketing.

Tornou-se professor aos 26 anos, trabalhou como consultor de estratégia de diversas empresas dos EUA e do mundo afora. Seus estudos geraram conceitos de análise de indústrias baseados nas cinco forças competitivas, além das três vantagens competitivas: diferenciação de produto, baixo custo e mercado específico.

É autor do livro As vantagens competitivas das nações, nessa obra buscar ampliar uma análise mais abrangente da lógica das corporações a ser empregada nas nações. Depois dessa obra passou a prestar consultoria para vários governos.

Ao todo, já lançou mais de dezoito livros entre eles Vantagem competitiva, Estratégia competitiva, A vantagem competitiva das nações, Competição e Repensando a Saúde: Estratégias para Melhorar a Qualidade e Reduzir os Custos.

Na obra Estratégia Competitiva definiu as cinco forças competitivas:

  • Rivalidade entre os concorrentes;
  • Poder de barganha dos clientes;
  • Poder de barganha dos fornecedores;
  • Ameaça de novos entrantes;
  • Ameaça de produtos substitutos.

 Para Porter (2007), um importante conceito que pode ajudar o gerente a identificar oportunidades para sistemas de informação estratégicos é o conceito de cadeia de valor, uma cadeia de valor encara uma empresa como uma série ou “cadeia” de atividades básicas que adicionam valor a seus produtos e serviços e, com isso, adicionam uma margem de valor para a empresa.

 Algumas atividades das empresas são consideradas atividades primárias, e outras são atividades de apoio. Este referencial pode destacar onde as estratégias competitivas podem ser mais bem aplicadas em um negócio. Os usuários finais gerenciais devem tentar desenvolver sistemas de informação estratégicos para aquelas atividades que adicionem o maior valor para os produtos ou serviços de uma empresa e, consequentemente, ao valor total da empresa.  Para uma estratégia de E-business e de E-commerce, e necessário a elaboração de uma matriz de posicionamento estratégico que pode ajudar a empresa a identificar onde concentrar suas tecnologias para obter uma vantagem competitiva.  Essa matriz vai demonstrar: Melhorias de custo e eficiência, melhoria do desempenho na eficácia empresarial, penetração no mercado mundial e transformação de produtos e serviços.

Quando a empresa é ágil no desempenho competitivo, aumenta a capacidade de prosperar em mercados mundiais. Uma empresa ágil pode: Obter lucro em mercados com classes amplas de produtos; Processar pedidos em tamanhos de lote arbitrários; Oferecer produtos individualizados mantendo, ao mesmo tempo, volumes elevados de produção.

Uma empresa pode utilizar tecnologia da informação para conectar pessoas, recursos e ideais, construindo uma empresa geradora de conhecimento em uma economia, que a única certeza é a incerteza, e a única fonte segura de vantagem competitiva duradoura é o conhecimento. Quando os mercados mudam, as tecnologias proliferam, os concorrentes se multiplicam e os produtos se tornam obsoletos quase da noite para o dia, as empresas de sucesso são aquelas que constantemente criam conhecimento, distribuem por toda organização e rapidamente o incorporam em novas.

 Os Sistemas de informação são projetados para fornecer um feedback rápido aos trabalhadores de tal maneira que melhora expressivamente o desempenho da empresa. Também faz com que a empresa possa estar integrando sua base de conhecimento em seus serviços, produtos e processos, tornando-a inovadora e mais ágil. Os sistemas de informação podem desempenhar vários papéis estratégicos na empresa. São eles:

• A Internet, intranets, extranets, e outras tecnologias semelhantes que podem ser usados estrategicamente para o e-business e o e-commerce o que propicia uma vantagem competitiva.

 Um uso estratégico importante das tecnologias da Internet é a formação de um e-business que desenvolve seu valor empresarial adotando como foco estratégico o valor para o cliente. A TI é um ingrediente-chave na reengenharia das operações das empresas, por permitir mudanças radicais nos processos de negócios que melhoram dramaticamente sua eficiência e eficácia, podendo ser usada estrategicamente para melhorar a qualidade do desempenho do negócio.

Uma empresa pode utilizar a TI para ajudá-la a tornar-se uma empresa ágil que possa reagir rapidamente às alterações de seu ambiente. Atualmente, vantagens competitivas duradouras podem derivar somente do uso inovador e da gestão do conhecimento organizacional por empresas geradoras de conhecimento e organizações que aprendem.

 

 

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