terça-feira, 17 de janeiro de 2012

COMO LIDAR COM AS DÍVIDAS

“Será que o brasileiro está devendo demais? O Brasil corre o risco de viver uma bolha de crédito, como nos EUA? Pesquisa nacional de endividamento e inadimplência do consumidor, da Confederação Nacional do Comércio (CNC), feita com 18 mil pessoas, mostrou que 62,5% das famílias tinham alguma dívida em agosto, 24,4% admitiram que estão atrasados nos pagamentos e 8% disseram que não conseguem pagar.

Muitos economistas afirmam que os números não são preocupantes, mas que é melhor ficar de olho.” Miriam Leitão.

Segundo Roberto Zantgraf, o primeiro grande problema das dividas, é que as pessoas não fazem um controle de suas finanças, e acabam por gastar sem a devida “necessidade”. Na visão de Zantgraf, o débito feito no Cartão de Crédito gera um rotativo e as pessoas esquecem de que o pagamento mínimo do cartão vai ficar ainda mais caro, com juros de 8% a 12% ao mês, criando assim uma bola de neve. Segundo Alessandra Dodl, é um momento preocupante, pois a questão da educação financeira, vem por vias diferentes e atinge públicos diferentes, gerando resultados distintos, e educar financeiramente vai além de dar informações, educar financeiramente é ensinar como usar essas informações, interpretá-las e usá-las a seu favor, ou seja, a pessoa passa a ter capacidade de tomar decisões, sabendo escolher onde usar seus recursos de maneira consciente.

Zentgraf diz que pessoas com baixa renda, tem uma tendência a fazer mais dividas, e parte dessas dividas são referentes a cartões de crédito e crediários, na realidade são pessoas mais consumistas. Dodl diz que pessoas com baixa renda têm uma vida financeira mais ativa e por isso consomem mais, até porque usam diferentes recursos financeiros (mercado Informal), que são de mais fáceis acessos, porém pagam juros mais altos e acabam por complicar sua vida financeira por não ter um preparo para contornar a situação, por outro lado, o mercado informal tem seus benefícios, pois proporciona a quem não tem acesso a formalidade a consumir pelo fato de que comprar “na mão do vizinho”, evita certas burocracias.

Comentário: Na realidade o segredo pra lidar com as dividas, com certeza é a educação financeira, e isso fica claro ao longo da entrevista. As pessoas precisam aprender a fazer planejamento financeiro e não se deixar levar facilidade de compra que temos hoje (Cartão de Crédito, Crediário Pré aprovado...), precisam aprender a controlar suas finanças e não gastar mais do que podem ou lhe é “permitido”.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Disponível em: < http://oglobo.globo.com/economia/miriam/posts/2011/09/02/analistas-discutem-como-lidar-com-as-dividas-402967.asp > Acessado em: 04 de Setem. De 2011, as 18hs30min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário