sexta-feira, 20 de maio de 2011

Orçamento


INTRODUÇÃO
Esta pesquisa acadêmica visa compreender de que forma o orçamento é utilizado em uma organização. O orçamento é uma ferramenta de grande utilidade para os gestores, pois através dele é possível mensurar possíveis gastos para investimentos futuros, especificando em que categoria o capital será investido, e indicar as projeções de resultado. A pesquisa pode ser conceituada como a maneira que um indivíduo tem em ampliar seus conhecimentos sobre determinado assunto, com o objetivo de analisar um fato a ser estudado, através das variáveis a serem analisadas. A presente pesquisa, terá como objetivo conceituar orçamento, objetivos, finalidades e tipos de orçamento , fazendo relação em um projeto de pesquisa, analisando os dados coletados através do custeio variável, e será composta dos seguintes itens: o tema , objetivos gerais e  específicos,finalidade,tipos de orçamento,orçamento da pesquisa por custeio variável e conclusão.


1.     CONCEITO DE ORÇAMENTO

Desde tempos remotos as organizações utilizavam-se de ferramentas simples, sem muitas informações com os objetivos somente voltados para apuração de seus estoques. Com a passagem do tempo e com o desenvolvimento das novas tecnologias, a análise desses dados passou a ser feita através do auxílio ao controle e tomadas de decisão, possibilitando às organizações mensurar seus gastos com maior controle e planejamento, utilizando-se de ferramentas inovadoras que possibilitaram aos gestores maior segurança em suas atividades. Com o objetivo de aperfeiçoar suas atividades e diminuir e despesas para uma administração positiva, esses gestores passaram a regular seus gastos através do processo orçamentário. Segundo Clovis Luis Padovezi, 2000, Orçar significa processar todos os dados constantes do sistema de informação contábil de hoje, introduzindo os dados previstos para o próximo exercício. O orçamento, processo pelo qual é possível analisar o trânsito numa organização, tanto de matéria prima quanto de capital vem sendo muito utilizado por ser uma ferramenta eficaz em coleta e processamento de dados possibilitando a análise de qual processo é mais viável para a organização. Segundo Anthony A. Atkinson ET ALI, (2000), orçamento é uma expressão quantitativa das entradas de dinheiro para determinar se um plano financeiro atingirá os objetivos organizacionais. O autor deixa claro que é de suma importância fazer um orçamento, de uma maneira eficaz para que possa ser viável financeiramente, possibilitando um maior aproveitamento de recursos financeiros por parte da organização. Otimizando recursos, capital e tecnologia integrados em um só processo, a organização obterá maior lucro, podendo este ser empregado em outras áreas desta como na compra de maquinário, reformas de que possa necessitar e investimentos futuros.
As despesas administrativas de uma empresa geralmente são os custos fixos e por isso não ocorrem grandes alterações por que não estão diretamente ligadas à produção, ou seja, não importa o quanto à produção varia, os custos fixos permanecerão os mesmos. Porém, quando as despesas forem variáveis, elas terão que ser rateadas nos diversos setores da empresa. O orçamento de despesas administrativas identifica-se na projeção de todos os itens de apoio ao processo operacional da empresa, em termos de vendas e produção e no período orçado. Faremos a seguir a análise de alguns processos, baseados na coleta dos dados, através dos métodos de orçamento expostos em seguida.


1.1   OBJETIVOS

1.1.1 Geral
Analisar os efeitos do orçamento para as organizações?

1.1.2 Específicos
·        Definir orçamento.
·        Analisar a finalidade da coleta de dados para análise de orçamentos e seus benefícios para a organização.
·        Discorrer de forma analítica e critica sobre o processo de orçamento, analisando sua importância para a organização.

1.2 FINALIDADE      
A relevância deste estudo decorre do fato de que as organizações na atualidade vêm buscando de forma intensiva a diminuição de gastos, para aumento de lucro, utilizando como ferramenta as diversas formas de pesquisa de mercado utilizando com mais intensidade o orçamento, pois é uma ferramenta gerencial bastante eficaz, por conter em sua elaboração dados de mercados atuais, e relevantes para a organização.

1.3 TIPOS DE ORÇAMENTO
   Orçamento de Vendas: utiliza pelo menos três métodos, são eles:
1)                       Métodos estatísticos: usa modelos estatísticos de correlação e análise setorial através do sistema de informação, e serve para ajudar quando se tem dificuldade em saber o que se quer vender.
2)                       Coleta de dados das fontes de origens das vendas: usa informações provenientes dos centros vendedores, que são agrupadas no setor de coordenação de orçamentos para formar o orçamento de vendas. Porém devido à diversidade das fontes de origens, demonstram resultados inconsistentes e frágeis.
3)                       Uso final do produto: a empresa pode orçar suas vendas através do conhecimento, do uso final do produto pelos seus clientes de uma maneira segura. O orçamento de vendas dará outros dados mais importantes:
a)                       Previsão dos impostos sobre as vendas.
b)                       Projeção da carteira de clientes.
    Aspectos Operacionais:
   Primeiramente se obtém as informações quantitativas do que se vai vender, para depois fazer o orçamento de vendas. É elaborado o orçamento de venda em dólares, para depois avaliar na moeda corrente dando suporte para as projeções do resultado e balanço patrimonial. Todas as receitas operacionais precisam ser orçadas também, e as receitas de produtos complementares devem entrar no orçamento de vendas, para que o mesmo reflita a que receita operacional bruta e a receita operacional líquida.
Orçamento de Investimento:
Decorre do planejamento estratégico de longo prazo. Então os projetos de investimentos em novos produtos serão gastos que irão se efetivar no próximo exercício. Sendo assim a necessidade que a organização tem de investimento é pertinente à alta administração, dentro do planejamento estratégico. Está internamente ligado ao orçamento de investimento à aplicação de técnicas de análise das alternativas de investimentos e rentabilidade dos projetos.
Orçamento de Mão- de -Obra e Despesas por Centros de Custos:
Tipo de orçamento que obedece a hierarquia e departamentalização da empresa, propiciando o envolvimento e a participação de cada responsável dos centros de custo no plano orçamentário global. Deve-se orçar as despesas de depreciação de cada departamento.

2.     ORÇAMENTO DA PESQUISA POR CUSTEIO VARIÁVEL
Receita: R$ 485,00
Gastos Variáveis:
·         Papel: R$ 12,00
·         Xerox: R$ 100,00
·         Transporte: R$ 198,00
·         Impressão de trabalho: R$ 80,00
            Gastos Fixos:
·        Internet: R$ 95,00

      Receita->                            R$ 485,00
(-) Gastos variáveis ->              R$ (390,00)
(=) Margem de contribuição-> R$ 95,00
(-) Gastos fixos ->                     R$ (95,00)
(=) Resultado liquido ->            R$ 0



CONCLUSÃO

Nos mercados globalizados, altamente competitivos, é importante que as empresas operem de forma equilibrada com um mínimo de planejamento estratégico, com controles internos e externos. A utilização de ferramentas que lhes possibilitem e permitam maior número de informações possíveis com alto grau de confiabilidade. O orçamento é parte integrante do sistema de planejamento e controle dos gastos  e despesas com objetivo de medir e apresentar os planos traçados pelos gestores da organização. O orçamento envolve todas as atividades da empresa e estabelece as relações de equilíbrio entre receita e despesa, comparando resultados previstos com os realizados e dá as diretrizes a serem seguidas pela empresa. O detalhamento de informações mensuradas pelos orçamentos traz maior segurança às tomadas de decisões pelas organizações, reduzindo assim as margens de erros decorrentes de atitudes tomadas sem conhecimento das situações de mercado, dos dados referentes às suas atividades, podendo assim comparar as informações, reduzindo os custos, pela melhor análise das pesquisas de mercado.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

ATKINSON, Anthony. Contabilidade Gerencial. São Paulo: Atlas, 2000.
PADOVEZE, Clóvis Luis. Contabilidade Gerencial. São Paulo: Atlas, 2000.

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