quinta-feira, 3 de junho de 2010

A organização como fluxo de Transformação


O trabalho tem como objetivo apresentar as quatro lógicas da mudança (1- Autopoiese, 2- Caos e Complexidade. 3- Casualidade Mutua e 4- Lógicas da Mudança Dialética). Que mostra as estreitas relações entre organização e o ambiente.
Morgan compara a organização como fluxo e transformação porque são constituídas por processos, mudanças e fluxos. Sendo assim qualquer mudança que influencie diretamente nas organizações afetaria o ambiente, ou seja, qualquer reforço positivo ou negativo pode provocar transformações nas organizações.
Assim a Autopoiese possibilita ver e gerenciar a mudança através de como nos vemos e como nos relacionamos com o ambiente.
Caos e Complexidade as organizações e suas relações com o ambiente fazem parte de um padrão de atração.
A Casualidade Mutua nos faz entender os padrões, fatores de atração e as mudanças que ocorrem através dos circuitos de feedback positivo e negativo.
Analise Dialética nos faz compreender os paradoxos e as tensões que cria, quando um sistema tenta abrir caminho em determinada direção.
Percebemos assim que nada na organização é estático, tudo muda, nesse sentido é possível ver a organização com fluxo e transformação que ganha estabilidade ao longo do tempo, mas continua em mudança. As organizações aprendem com os erros e lançam- se para novos horizontes, ou seja, uma visão mais ampla para as tomadas de decisões.
De acordo com alguns dos principais pesquisadores, as teorias do caos e da complexidade são sistemas complexos e não lineares, são caracterizados por múltiplos sistemas de interação, que são ao mesmo tempo ordenados e caóticos. Estudam as características dos sistemas não-adaptativos e adaptativos. Perturbações aleatórias podem produzir eventos imprevisíveis no ambiente organizacional, criando assim novos padrões de mudanças. Dessa forma pode perceber-se que as ações organizacionais podem provocar uma serie de transformações positivas ou negativas nos ambientes nos quais se encontram e o mesmo pode ocorrer em fluxo inverso.
Sistemas simples podem apresentar comportamento complexo. Sistemas complexos podem dar origem a comportamentos simples. As relações de causa e efeito não são proporcionais e nem imediatas. A saída gerada por um ciclo do sistema pode ser interativa, pode alimentar o ciclo seguinte.
A natureza esta repleta de sistemas complexos que se auto-organizam até atingir um estado de aparente estabilidade. Especialistas acreditam que, nas condições turbulentas do mercado atual, as empresas precisam funcionar de modo semelhante.
Os estudos da termodinâmica deram um grande impulso à teoria do caos. Ilya Prigogine (1917 – 2003), um cientista estudioso da termodinâmica diz que “ordem e organização podem surgir de modo espontâneo da desordem e do caos, produzindo novas estruturas, por meio de um processo de auto-organização”.
“As teorias da autopeiese, do caos e da complexidade encoraja-nos a entender como a mudança se desdobra por meio de padrões circulares de interação e como as organizações evoluem ou desaparecem com a mudança que ocorrem no contexto mais amplo.”
Morgan, GAREHT, (2010) p. 274


Através dos argumentos de que a organização é vista como sistema fechado, tais como os organismos, Morgan caracteriza três aspectos principais: Autonomia, Circularidade e auto-referencia, aspectos esses denominados por Maturana e Varela como autopoiese. Diante desses aspectos fica claro que as organizações estão abertas às mudanças do ambiente em que está inserida, porem devem manter um sistema fechado para se assegurar da capacidade que ela tem para reagir às mudanças externas.
Desse modo veremos as mudanças como circuitos em vez de linhas, melhor explicando, não existe causa para uma determinada mudança, mas vários fatores, ou seja, a causa da mudança A pode ser B, como a causa da mudança B pode ser A. Um ponto interessante para essa teoria é a evolução via feedback positivo e feedback negativo, que é influenciador direto no circuito,ou seja,um feedback positivo influencia para um negativo e vice-versa.
Muitos sistemas sofrem problemas pela demora entre feedback e resposta, mas em outras situações, a demora para uma providência pode ser a melhor resposta para o problema ser solucionado, pois ele pode desaparecer.
Alguns sistemas são impedidos de se desenvolver por causa de obstáculos no feedback. Como é o caso do desenvolvimento de habilidades de um time de futebol, que ao passar por problemas entre a equipe, chega a uma situação de declínio. A única solução desse problema é a remoção do obstáculo.
Em outros sistemas, o feedback leva o sistema a um estado destrutivo, prejudicando no desenvolvimento da organização. Por exemplo, os membros da equipe podem ser tão competitivos que prejudicam uns os outros, ao tentar se superarem. A estratégia principal para a resolução do problema é modificar o sistema a criar meios em que todos ganhem igualmente.
A análise dos sistemas é de suma importância na organização:
 Pois mostra o grande efeito que causa pequenas mudanças nas organizações;
 Ajuda-nos a tratar de problemas organizacionais e sociais, levando em conta a “sabedoria sistêmica” e nos encorajando a mudar de opiniões para melhoria de todo sistema.

O método marxista é um método dialético que enfoca o modo como a interação de opostos alimenta a mudança social e como todas as sociedades têm uma tendência a se transformar e, em certos sentidos, se autodestruir devido a contradições internas que não podem ser contidas. Na opinião de muitos comentaristas sociais, a sociedade ocidental, apesar das vitórias políticas e ideológicas sobre o comunismo do leste, está hoje nessa posição. Ela esta sendo transformadas pelas contradições sociais e econômicas que acabarão lançados as bases para o surgimento de um tipo completamente de sociedade.
Observamos que Marx idealizou, que nada no universo é estático tudo muda nesse sentido, é possível ver a organização como fluxo e transformação
Evolução via auto-reprodução
Evolução via Feedback positivo e negativo
Evolução através de crises e contradições

PRÉ-PROJETO ->EMPREENDEDORISMO: A HISTÓRIA DE VIDA DE UM EMPRESÁRIO DE SUCESSO

Tema: O papel do administrador na sociedade contemporânea: a história de vida de um administrador de sucesso.
Delimitação do tema: Empreendedorismo: A trajetória empresarial de Francisco Deusmar de Queiroz dono da rede de farmácias Pague Menos

Justificativa: A preferência pelo tema se deu pelo fato de que um administrador deve ser empreendedor em suas ações, pois o mercado da atualidade esta cada vez mais exigente e se faz necessário ter uma diferenciação em relação aos demais, para sair na frente e conquistar uma grande fatia do mercado. Ser um agente transformador frente à uma sociedade cada vez mais carente de bons serviços, capaz de se preocupar tanto com o mercado, quanto com a sociedade, afinal, um bom administrador tem que ter a visão da sociedade como um todo, ou ,seja ,ser capaz de realizar tanto o profissional quanto o social.

Problema: A história de Deusmar de Queiroz interessa pela forma como se teve inicio, desde sua origem humilde, a forma como ariscou ao montar a primeira farmácia, se colocando em um mercado que não conhecia, assumindo riscos, e hoje se tornando um grande nome no varejo farmacêutico. A trajetória deste empresário interessante por ele demonstrar compromisso com o que faz, e sabe que para ter êxito é preciso ter persistência, viabilizando assim o compromisso com o cliente, avaliação de idéias de produtos, viabilidade de concorrência, produção, investimento e retorno.Além de ter vários serviços sociais,visando o bem estar da sociedade.
Objetivo: Visamos fundamentar esta pesquisa acadêmica sobre o tema empreendedorismo, tendo como fonte livros, revistas, artigos e jornais, buscando associar teoria e prática, com a trajetória empresarial do empresário Francisco Deusmar de Queiroz, dono da rede de farmácias Pague Menos. A abordagem do assunto será ampla, associando a realidade empresarial com o tema em questão, mostrando as problemáticas e oportunidades que o mercado oferece. Mercado esse que se mostra cada vez mais competitivo e integrado com o resto do mundo através do fenômeno globalização, onde deve-se sempre se manter atualizado, para melhor visibilidade das áreas de atuação empresarial, para se obter êxito em seus objetivos.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Perfil institucional Pague Menos; Francisco Deusmar de Queiroz e Ruy Queiroz: Ano 2006, edição comemorativa.
Jornal Campeão, informativo pague menos. N° 58. Março/2010 (fonte interna)
Maximiano, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Altas 2008

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Histórico de um Administrador de Sucesso



O objetivo da pesquisa é fundamentar o conceito de empreendedorismo na atualidade. Para ser empreendedor é preciso ser criativo nos negócios, ter capacidade de idealizar e realizar coisas novas com perseverança, otimismo e senso de independência, são características imprescindíveis para o empreendedor ter resultados positivos. É o caso do Francisco Deusmar de Queiroz, dono das Redes de Farmácia Pague Menos, que conseguiu vencer o mercado competitivo, com inovações em um sistema farmacêutico e lutou por seus objetivos, procurando atender as necessidades do público-alvo, mesmo sabendo da existência de riscos. Com 26 anos no mercado ele também investe em projetos sociais, visando ações construtivas não assistencialistas, motivado pela ação social e levando em conta a necessidade do público carente.
O empreendedorismo é voltado para desenvolver capacidades, competências e habilidades em relação a um projeto. Assim fica notório que a pessoa que assume riscos para começar uma empresa é denominada empreendedora.
Segundo o site WWW.sfiec.org.br, Francisco Deusmar de Queiroz, nasceu em Amontada- Ceará, 63 anos, formado em economia, ex- professor da universidade de Fortaleza, é dono da maior rede de farmácias do Brasil, a Farmácia pague Menos com 330 lojas espalhadas pelo país.
O seu ingresso no mercado financeiro teve inicio há 26 anos, com a inauguração da 1º loja no Ceará, tendo como objetivo liderar a maior rede de farmácias do Brasil. Hoje se encontra espalhada de Norte a Sul do país e é a primeira em faturamento. Com conhecimento técnico em economia e o perfil de empreendedor, logo fez crescer o seu comércio, que muitos apostavam que não daria certo. Hoje, o empresário emprega mais de sete mil funcionários, e mantêm sobre o seu nome diversas obras sociais para setores muitos carentes, pouco assistidos visando ações construtivas não assistencialistas, e auto- sustentáveis, motivado pela responsabilidade social.
O que fez com este empresário se tornasse um homem de sucesso? O seu empreendedorismo, o fato dele ter criado um negócio, gerencia- ló de forma eficiente e eficaz, assumindo todos os riscos em um mercado desconhecido até então em busca de alcançar o lucro com o lema: “Encantar pessoas, promovendo a saudabilidade, através de atitudes inovadoras e cidadãs”. Ele conquistou o mercado farmacêutico do país, inovação nesse caso associada ao empreendedorismo fez nascer e crescer o negócio.
O empreendedorismo deve reunir algumas características segundo o site WWW.sebraesp.com.br:
Busca de oportunidades, iniciativa, persistência, comprometimento, exigência de qualidade, riscos calculados, estabelecer metas, buscar informações, planejar e monitorar, capacidade de persuasão, independência e autoconfiança.

“A idéia do empreendedorismo está associada a administradores que mobilizam recursos e correm riscos para criar empresas. Embora existam empreendedores em todas as áreas da atividade humana, em seu sentido restrito a palavra designa a pessoa que cria uma empresa- uma organização de negócios.”
Maximiliano, (2008, p.338)

De acordo com o jornal Campeão, para ser empreendedor é necessário ter persistência, com foco nos objetivos. Porque o Senhor Francisco Deusmar de Queiroz é um empreendedor de sucesso? Porque ele foi um dos únicos varejistas do país com filiais em todos os estados brasileiros, por possuir aparatos modernos e um sistema de logística eficiente. É uma das 500 maiores empresas através do nosso país a empregar, gerar riquezas e pagar impostos. A farmácia Pague Menos inauguram em média três lojas por mês e com isso, aumentou em mais de mil o numero de colaboradores. Quatro palavras resumem essa trajetória, que igualmente ao dicionário, se colocam em ordem alfabética para fazerem sentido, porém, sem força ou efeito são consideradas individualmente: empreendedorismo, oportunidade, sorte e trabalho.

“[...] Conquistar a posição de maior rede de varejo farmacêutico do país nos impõe responsabilidade cada vez maiores. É uma alegria muito grande chegar à marca de 26 anos com tanto vigor. [...] O sentimento é de que cumprimos uma importante etapa da nossa história, e agora uma nova era que se inicia. Novos desafios estimulam a nossa alma e revigoram nossas forças. Ainda há muito a se conquistar.”
Queiroz (2006)

Tomando como base o conceito de empreendedorismo, torna - se compreensível por que Francisco Deusmar de Queiroz alcançou o sucesso tão almejado. Ele foi capaz de assumir riscos apostando em um mercado totalmente novo para ele. Aproveitou todas as oportunidades que o mercado no momento de sua inserção lhe proporcionou, pois este mercado se mostrava com uma lacuna no ramo farmacêutico, necessitando de uma organização que suprisse a necessidade de uma grande fatia de mercado. Soube organizar- se planejando, estudando e colocando metas possíveis para gerir e tomar decisões no mundo empresarial. Foi independente em apostar num ramo diferenciando ao de sua formação e manteve o otimismo de crescimento de sua empresa, seu fraquejar diante das dificuldades.
Esse crescimento empresarial mostra que existe uma postura mais receptiva da sociedade com relação à atividade empreendedora. Espera- se cada vez mais que as organizações se mostrem inovadoras associando a esta postura, o comprometimento com o meio ambiente, exercendo suas atividades de modo sustentável. Desenvolver-se em um mercado cada vez mais competitivo e globalizado está muito mais difícil.
Colocar-se neste mercado de forma empreendedora faz toda a diferença. Incluir inovação se faz necessário, pois o modelo atual de negócios aponta para o novo cenário de economia mundial, cada vez mais competitiva e exigente.
Conclui-se que a história de Deusmar de Queiroz interessa pela forma como se teve inicio, desde sua origem humilde, à forma como arriscou ao montar a primeira farmácia. Se colocando em um mercado que não conhecia, até ao resultado muito positivo, de um empreendedorismo bem sucedido.
Com criatividade nos negócios, conseguiu alcançar sucesso e hoje é dono da maior rede de farmácias do Brasil. Isso também deve- se a sua formação. Já que é economista, aprendeu a administra seu próprio negócio com sabedoria e inovação, para manter- se sempre a frente nesse mercado globalizado e competitivo.

Entrevista com o Professor da Universidade Federal da Bahia e ex-presidente do CRA Paulo Guedes.

1. Nome completo, em que ano e onde nasceu?

Resp: Paulo Guedes. Nascido no ano de 1949, na cidade de Santo Amaro da Purificação- BA

2. - Qual seu nível de formação?

Resp: Doutorado em Administração Pública pela escola de Administração da UFBA, além de outros cursos, Sociologia Econômica entre as organizações na Universidade Técnica em Lisboa no Instituto Superior de Economia e Gestão.

3. - Fale sobre suas as experiências profissionais.

Resp: Começou como analista de sistemas na universidade participou do Governo Estadual de coordenações na área de modernização de informática, consultor de empresas e de alguns cursos, vice-presidente no ano de 1989 e presidente do CRA 1990 e 1991. Professor da UFBA desde 1992, ocupando vários cargos de extensão, hoje sendo chefe de departamento de finanças e políticas publicas e também professor.

4. - Você tem algum livro publicado?

Resp: Machado de Assis de Administração Pública Brasileira, publicado pelo Senado Federal.

5. Por que é importante conhecer a si próprio num relacionamento com uma equipe de trabalho?

Resp: Os gregos diziam o seguinte: “Conhece a ti mesmo” (Sócrates). O pensamento quando é grego, isso a.C., hoje pega muito mais, porque é a nossa pratica da ideologia política.


6. É possível manter o nosso controle emocional numa situação de estresse no trabalho?

Resp: Controles. Isso é de cada um, é evidente que se você se descontrola você vai ter problemas, situações adversas, o que se espera é um bom moçinho, uma boa moçinha, nada que extrapolem, alguns desvios são coisas aceitáveis, nas organizações, aqui na Bahia se você está numa fila e você protesta por alguma coisa em voz alta você é mal visto (a), as pessoas não estão preparadas para ver ninguém se indignar, se revoltar, há um conformismo, então dentro dessa cultura se a pessoa tem um comportamento não esperado, vai criar problemas para ela.

7. Você considera a empatia um fator importante na administração de relacionamentos dentro da organização, por quê?

Resp: A empatia é para tudo, até para vida pessoal. Para você enxergar o outro, troca de sinergia, de complementaridade.

8. Qual a melhor maneira de gerenciar conflitos numa equipe de trabalho?

Resp: Conflito é ótimo, tem que ter, apesar de que a administração não admitia conflitos, o mundo se faz desse jeito todo processo dialético se faz através de conflito, através das idéias contrarias, só que tudo é levado para o lado pessoal, não se discute idéia, não se discute coisa, ai você tem problema de colocação.

9. O que acha do excesso de autoconfiança nas pessoas dentro das organizações?

Resp: É importante você ter confiança e autoconfiança é melhor do que não ter nada, vamos pecar por excesso.






CONCLUSÃO


O professor doutor Paulo Guedes, em 30 anos de dedicação na área da Administração mostrou, sua empatia com questões políticas e sua importante participação na luta pela defesa da profissão e principalmente, na luta das diversas formas como a administração pode ser compreendida, mas até então não reconhecida pela sociedade. A sua longa experiência proporciona a sociedade uma segura opinião quanto às inovações tecnológicas e as mudanças que conseqüentemente serão acarretadas na área administrativa. Segundo Guedes, a importância da tecnologia não compreende apenas o olhar para o mercado, mas a complexidade da Administração como um todo. Essa complexidade pode ser abordada de diferentes formas como no ramo da antropologia, racionalidade, dentre outras.

PERFIL DE PAULO GUEDES



Paulo Guedes, nascido em Santo Amaro da Purificação- Recôncavo baiano- BA em 1949. Doutorado em Administração pública pela escola de Administração da UFBA- Universidade Federal da Bahia, além de outros cursos como Sociologia econômica dentro das organizações na Universidade Técnica de Lisboa no Instituto Periódico de Economia e Gestão. Autor do livro: Machado de Assis - Administração Pública Brasileira, publicado pelo Senado Federal.
Começou como analista de sistema na universidade. Participou do Governo Estadual de Coordenações na área de modernização de informática, consultor de empresas, foi vice- presidente no ano de 88-89 do CRA (Conselho Regional de Administração) e Presidente do no ano seguinte 90-91, através de contexto político, pois o CRA na época era uma entidade que não tinha nenhum incentivo político, no sentido da defesa da profissão, da especificação da sociedade, de questões que deveriam ser explicitadas, pois tinham a ver com o campo da administração e um grupo de formados em administração nos anos 70 que já tinham militância políticas tinha como perspectiva dar sua contribuição e professor da UFBA desde os anos 92 Convidado para participar do Corpo Docente por Osório Reis – 1° Presidente do CRA, a fazer parte do grupo de pós- graduação que estava sendo criada na escola em 81-82. Ocupando vários cargos de extensões, atualmente além de professor é chefe do departamento de finanças e política publica.
Segundo Paulo Guedes, é muito difícil avaliar a formação de novos administradores, pois só na região metropolitana tem mais de 55 cursos cada um com sua especialização e o mercado não consegue absorver tudo, pela nossa economia e outros fatores. Com o avanço da tecnologia houve um impacto muito grande na área aplicada e até mesmo na teórica, mais há um posicionamento em algumas escolas em relação a mudanças no olhar no campo da administração, ou seja, não ficar só na idéia das possibilidades no mercado e sim um olhar mais amplo, completo da administração com abordagem antropológica, critica e outra abordagem que na verdade dá um conjunto no que talvez venha ensinar o que é ser administração. Dos revolucionários autores da administração, Guedes, citaria Taylor, apesar de muitos acharem ele mecanicista é porque desconhecem o que aconteciam na época dele, como funcionavam as indústrias- ele foi um revolucionário. Tem o Fayol, etc.
A ética é fundamental para um administrador, ou melhor, deveria ser universal para todas as pessoas, porque nos dias atuais é deixado para segundo plano junto com a moral e o profissionalismo. É importante ter controle emocional no ambiente de trabalho, para evitar problemas, Por outro lado, existe o conflito e é bom porque, todo processo dialético gera uma visão contraria.
E não só ficar dentro da leitura, aquela coisa hierarquizada, muito segmentada é muito mais interresante aplicar um olhar como um todo, ter uma visão mais ampla, afinal de contas hoje existe muita tecnologia, por exemplo, existem muito conteúdos em livros, revistas e até mesmo na internet, que estão disponibilizados a maior parte em inglês, porém para ler e entender algo tem que ter no mínimo o conhecimento básico em inglês, Frances, espanhol.
Na visão de Paulo Guedes, a globalização interfere em alguns setores, como o financeiro e tecnológico. Porém na área sindical não houve interferência. Por exemplo, a Ford é instalada aqui na Bahia e a partir do momento que ela não é mais rentável, se retira.
Em relação às multinacionais, a Bahia é "pobre", pois das empresas que tínhamos só nos resta a ODEBRECH, a maiorias se concentra em São Paulo.

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE PARA O ADMINISTRADOR


“A contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisão dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decisões.”
Marion, José Carlos. Contabilidade básica. Pag. 28 10° Ed. São Paulo: Atlas, 2009.



A contabilidade é uma ciência social, pois estuda o comportamento das riquezas que se integram no patrimônio, surgiu basicamente pela necessidade que os donos do patrimônio tinham de controlar e obter informações a respeito de suas riquezas.
É importante para o administrador conhecer a parte contábil da empresa, para que esteja a par do que esta acontecendo.
A contabilidade serve para controlar e obter informações em relação ao patrimônio de uma pessoa física ou jurídica, e para isso o administrador tem que ter pleno conhecimento do que é a contabilidade.
Na administração, a contabilidade serve como fins gerenciais, para analisar e monitorar os resultados obtidos pela empresa. Para o administrador a contabilidade é vista como uma ferramenta importantíssima para a organização e planejamento das atividades financeiras e econômicas da empresa. Nesse sentido é importante para o administrador saber interpretar as informações contidas nos registros contábeis, para assim tomar as decisões cabíveis à situação.
Dos processos contábeis utilizados pelos administradores, estão às formalidades de escrituração, as demonstrações de resultado, balancetes e analise de balanço. Com base nos dados apresentados, os administradores conseguem tomar decisões, possibilitando assim uma visão ampla da situação econômica e financeira da empresa.







Entrevista com a Administradora Deise Cardoso




Entrevista realizada com Deise Cardoso, administradora registrado no conselho regional de administração (Cra: 14.916)

1. Em que faculdade conclui o curso?

Resposta: Faculdade Visconde de Cairu
www.cairu.br

2. Quando foi obtido o seu registro no CRA?

Resp. 01/2007

3. Qual a importância da contabilidade na área administrativa?

Resp. A importância da contabilidade na área administrativa é assegurar que os administradores recebam informações estratégicas a fim de possibilitar tomadas de decisões mais seguras e de forma proativa.

4. Conhecer as práticas contábeis pode ajudar ao administrador nas decisões de planejamento, organização, coordenação e controle? Como?

Resp. Sim! As práticas contábeis podem ajudar o administrar nas decisões de planejamento, organização, coordenação e controle através do processo que visa identificar, mensurar, suportar e analisar informações econômicas das empresas. Podemos exemplificar esta situação considerando algumas demonstrações contábeis – Balanços, DRE’s, Balancetes, etc – essenciais no funcionamento das organizações.

5. Para você o planejamento pode ser considerado uma das funções que mais utiliza a pratica contábil? Por quê?

Resp. Não! Considero a prática contábil sistemática não devendo considerar o planejamento como mais utilizado a prática contábil. Atividade que envolve um conjunto de atividades dependentes e importantes! Podemos considerar o aspecto gerencial, aspecto legal e aspecto gerencial como importantes.

6. Você considera a contabilidade importante para que o administrador alcance as metas impostas pelas organizações?

Resp. Sim! O administrador e o contador devem estar sempre juntos. Devemos consideras as questões supracitadas.

7. Como estão sendo geridas as mudanças que vem ocorrendo na contabilidade atualmente?

Resp. Costumo utilizar a máxima de Darwin “os mais aptos sobrevivem”!
Os recursos disponíveis, tecnologia e inovação, estão colaborando para os resultados contábeis. Eficiência e eficácia organizacional confirmam esta tendência.

8. Como é a rotina de um contador dentro da empresa?

Resp. A rotina de um contador em linhas gerais é produzir e/ou gerenciar informações que sejam úteis a investidores, administradores, credores, governos e outros, e avaliar decisões econômicas que interessem a essas entidades.